O homem é escravo daquilo que o domina

Ademir Miliavaca
Publicado em 05/04/2022

Versículo base: 2Pedro 2:19
 
Aos poucos permitimos que situações tomem conta de nossa vida pois abrimos mão do controle e concordamos com nossas convicções egoístas.
 
》Tudo aquilo que recebe concentração de nosso esforço, nossos pensamentos e toma grande parte de nossa vida, nos domina. Nos sujeitamos muito facilmente a um senhoril que nos conduz a um lugar de escravidão, nos sequestram e nos levam ao pecado.
 
Tudo aquilo que não domino acaba nos dominando que por consequência nos torna escravos.
 
》Muitas coisas podem nos dominar e dentre elas estão: felicidade a todo custo, beleza física, paixão, dinheiro, avareza, bens materiais, exigência, ira, justiça própria, vingança, gula, poder, pecado, internet, busca pela liberdade, ativismo, trabalho.
 
Gálatas 5:1
 
Aonde está o foco de nossa Alma, quais pensamentos insistem em nos escravizar?
 
Vamos analisar 4 pontos mais a fundo:
 
》1 - Medo: Ao mesmo tempo que isto pode ser importante em nossas vidas para termos limites, pode nos escravizar. Uma estratégia que Satanás utiliza para nos amedrontar é dizer que obedecer a Deus não no traz felicidade pois precisamos abdicar e matar o nosso eu, não conseguimos reconhecer que quando deixamos de viver para nós mesmos nos tornamos filhos de Deus e recebemos vida em abundância.
 
Medo do passado: Quem fica visitando o passado com frequência envenena o futuro.
Medo do futuro: Não conseguimos viver o presente pois nos preocupamos com o futuro, não desfrutamos do agora, estamos em um sofrimento continuo.
Medo da morte: Angustia diária com a iminência da morte.
 
O medo surge Quando imaginamos que tudo está sob nosso controle, ou tudo depende de mim, não percebemos que há a soberania que Deus, que tudo realmente depende dEle e não de nós. O medo gera ansiedade e a ansiedade gera medo, ficamos presos em um ciclo sem fim, não conseguimos descansar ou entregar toda nossa ansiedade e medo para Jesus.
 
O que finda o medo é o exercício da fé, a crença naquele que nos criou e nos salvou.
 
》2 - Dinheiro: Mateus 6:24, Não podemos servir a Deus e ao dinheiro, é preciso entender que o dinheiro não pode nos dominar, não pode tomar as rédeas de nossa vida. Deus nos chamou para sermos filhos e felizes, não para a escravidão do dinheiro. A escravidão do dinheiro nos tira tempo com filhos, família e oração, estamos mais ligados as coisas terrenas que a cultura do reino de Deus.
 
》3 - Ambição pelo Poder: Pelo poder, humilhamos, subjugamos, somos corruptos, perdemos a ética, somos egoístas e desumildes. As ambições pelo poder nos escravizam de tal modo que passam por cima de princípios bíblicos e desagradam a Deus.
 
》4 - Pecado: João 8:34, a bíblia não diz que cada dificuldade é resultado do pecado mas, ensina que cada pecado nos levara a ter dificuldade. Pecados de vícios, pornografia, lascívia, fofoca, mentiras, sexo ilícito e tantas outras situações nos torna escravo, desconexos a Deus.
 
O que é que deve ser o senhoril de nossas vidas?
 
》1 - Palavra de Deus: deve ser o nosso trilho do trem, que dá sentido a nossa vida, devem ser os parâmetros que regem nosso comportamento.
Se Deus não estiver em primeiro lugar de nossa vida em segundo também não estará, Ele nunca tomará um lugar em que não deve estar.
 
》2 - Temor do Senhor: Muitas vezes não entendemos a grandeza do Senhor e tentamos colocá-lo a um lugar que está na altura de nossos olhos.
 
A grandeza de um homem está na medida em que ele se entrega a Deus, quanto mais nos mantemos longe da sujeição a Deus, menos temor a Deus temos.
 
》3 - Fé: Praticar a obediência de Deus, crer no seu perdão, crer que Ele é o nosso Senhor, o governante de nossas vidas, nosso Salvador.
 
》4 - Espírito Santo: Devemos ser cheios do Espírito do Senhor, não devemos nos permitir estar contaminado com novelas, filmes e séries perversas, devemos ter a plenitude do Espírito, que é demonstrada por uma atitude de louvor, adoração, comunhão, perseverança e obediência.
 
Quanto mais queremos da terra mais criamos a necessidade de ter da terra, contudo quanto mais queremos de Deus mais nos tornamos íntimos a Deus, mais criamos comunhão com seu Espírito e ouvimos sua voz.
 
 
Compartilhe em suas redes sociais