Fé, a moeda que compra a herança eterna

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 10/01/2023

Porque temos tantos comprometidos servindo no ministério? É porque eles estão convictos que é um privilégio poder servir e contribuir no Reino de Deus, eles entenderam que há uma herança eterna garantida do céu pra eles, e compreenderam o amor indizível de Deus por suas vidas, eles servem no reino por gratidão daquilo que o Senhor tem feito, eles entenderam o valor das pessoas e o valor das coisas e entenderam que primeiro precisa ser para depois ter, eles vivem com o temor de Deus ao ponto de saber que as provações vividas nessa era são nada mais e nada menos que uma checagem do seu nível de fé, eles tem convicção formada que sua fé vale mais que ouro puro e refinado com o fogo, e como nós podemos obter essa herança eterna? O criador do Céu e da Terra fez uma proposição para a humanidade, enviou seu Filho para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha vida eterna. E ao enviar seu Filho e permitir que seu Filho fosse injustamente julgado, crucificado, morto, sepultado e ressuscitado ao terceiro dia Ele estava cumprindo seu projeto de amor por todos nós, instituindo a graça para nos dar salvação.
 
A fé é vista como moeda de compra da herança eterna, e Pedro fala muito desta fé, sendo ele, o discípulo que testemunhou e que vivenciou os passos de Jesus, e acompanhando a vida pública de Jesus naqueles três anos, e passou por altos e baixos, e suas fraquezas e suas vitórias, assim como todos nós, e em alguns momentos ele sofreu a ponto de ter medo, como nós também temos medo, mas a fé que nos faz mover que nos dá a herança eterna é baseada no amor e o amor bota fora todo o medo. Pedro viu na vida pública de Jesus a glória da manifestação do Senhor através de inúmeros milagres, se formos no último versículo, no último capítulo do evangelho de João a palavra fala que não haveria lugar na Terra para escrever todos os milagres que Jesus fez. Ele viu a condenação injusta de Jesus pela religião, uma vez que Jesus era uma ameaça a religião da época, assistiu o povo o adorar no domingo anterior e gritar na sexta feira seguinte “Crucifica-o, crucifica-o”, e quando Jesus ressuscitou as mulheres procuram por Pedro para contar-lhe, então ele entendeu o seu chamado dessa e daquela época ao ponto de ser preso e ser solto e na primeira carta que ele escreve ele narra exatamente sobre esse aspecto, a moeda que compra a herança eterna, nossa fé.
 
>> 1 Pedro 1:9 - Ele nos regenerou para uma esperança viva, ou seja, nos deu a oportunidade de termos nossos pecados mediante ao nosso arrependimento perdoados e nos deu mediante a confissão da fé em Jesus a esperança viva por meio da ressureição do Cristo vivo entre os mortos. Para uma esperança que jamais poderá perecer, uma esperança que não tem dinheiro que pague, não há homem mais rico do mundo e mais pobre do mundo desigual, todos tem o mesmo direito, de arrepender-se, confessar seus pecados, clamar ao Senhor reconhecer Jesus como seu salvador e receber a herança descrita em 1 Pedro 1:4, algo que não é material ou como o nosso corpo que morre e se acaba, a herança deixa legado e está guardada no céu para vocês. No versículo 5 Pedro diz: mediante a Fé somos protegidos pelo poder de Deus, e qual a relação disto? A relação está diretamente ligada ao nosso nível de entrega, de rendição, de arrependimento, de quebrantamento, é o seguro para aqueles que creem em Jesus e efetivamente pretendem chegar à salvação. No versículo 6 continua e fala de exultar, ou seja, exprimindo uma alegria, um júbilo, quando temos uma esperança maior que é a salvação eterna, temos a certeza pela fé da proteção do Senhor e entregamos a responsabilidade na mão Dele sobre a minha vida, na obediência, é assim que acontece com Jesus, se o obedecemos transferimos para Ele a responsabilidade de cuidar das nossas vidas.
 
 E nas provações Deus explica, a vida cristã é um propósito com base no amor de Deus. Assim acontece, Deus vai refinando, vai lapidando a nossa fé como Ele refina como o ouro com fogo para que eu e você no momento certo possamos transferir isso na forma de louvor, glória e honra para Jesus. Vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação de sua alma, a moeda especial que compra essa herança, a fé, e a fé quanto mais trabalhada, mais submetida a comprovação faz das nossas atitudes, uma ação correta como crentes que somos é de suportar os sofrimentos, desafios e dificuldades diárias sabendo que eles são usados para provar e purificar a minha fé.
 
A fé buscada e garimpada na palavra de Deus é a chave que move o braço forte de Deus a nosso favor! E como mover o poder de Deus? Manifestando a minha fé, mostrando que cremos Nele, mostrando assim que não temos dúvida sobre a primazia de seu poder sobre nossas vidas e todas as coisas da nossa vida estão abaixo do desejo Dele.
 
>>Hebreus 11:6 – E porque Deus nos recompensa? Por que a sua natureza é o próprio o amor, ou seja, o amor define a natureza de Deus e por isso Ele recompensa todos os que o buscam com amor, o amor de Deus é indizível e imensurável, não há nada em que eu ou você possamos fazer para que Deus nos ame mais, o amor de Deus é tremendo.
E porque Deus nos ama e porque preparou essa herança para nós? Deus nos ama por que nos dá a graça, e Deus nos ama em razão do que Ele é, sendo glorificado pelo que Ele é e não pelo que Ele nos dá.
 
Se eu não confiar no coração de Deus e no seu amor incondicional, eu não confiarei nas suas instruções, você não consegue entender no amor das pessoas, lá no Permanecer aprendemos que às vezes temos tantos desgastes com o pai aqui da terra que temos a tendência de trazer Deus ao nosso humanismo, não acreditando o quanto Ele nos ama,   mas precisamos compreender que Deus está muito além disso, Ele é o Deus que cura, que sara, que ampara, que serve, que busca e o Deus que lava os pés dos seus discípulos, senão confiarmos nesse amor, nós não creditaremos nas suas instruções, nas suas palavras, e assim a falta de fé põe em cheque a fidelidade de Deus, colocamos em cheque também a capacidade Dele nos ajudar, de nos amparar, por isso sem fé é impossível agradar a Deus, contudo devemos fazer o processo de obedecer reconhecendo o seu amor, um coração quebrantado.
 
>>Mateus 5:5 - Precisamos entender aqui a importância da graça, por que graça e falta de fé não combinam, a graça e orgulho muito menos, não se misturam, são como água e óleo. Deus dá graça aos humildes na mesma proporção de que resiste aos soberbos, assim somos convocados neste final de ano a agradecermos tudo o que nos aconteceu, mesmo que sejam provações difíceis e quando humildemente nos rendemos ao Senhor ele revoga decretos que não nos favorece, a gente pode ir para uma situação difícil e Deus coloca seus anjos para nos amparar, e quando nós estivermos na eternidade saberemos quantas vezes os anjos do Senhor nos ampararam em situações complexas, seremos sempre oportunizados a refinar a nossa fé, como por exemplo no seu trabalho tendo mais paciência, na sua família aprendendo a fechar a boca, adquirindo sabedoria ao ler a palavra, as bênçãos são uma consequência de uma caminhada de fé, de perseverança, de santidade com Deus. O futuro não é um acontecimento qualquer, mas é uma colheita das escolhas que que estamos fazendo agora.
 
Viva por propósitos e não por necessidade, e entenda que Deus nesse momento que está clamando a humanidade que Ele existe, então estamos colhendo as decisões do passado, até sobre desastres da natureza, porque nós humanos destruímos tudo.
Será que eu realmente eu confio que Deus me ama, será que temos a certeza da salvação eterna? Estamos usando a moeda da herança eterna?
A melhor resposta a Deus é crer na sobrenaturalidade do seu amor.
 
Assista ao nosso culto completo clicando aqui.
 
 
 
 
 
 
 
Compartilhe em suas redes sociais