Pastora Camila Paloschi
Publicado em 07/02/2023
Temos um lindo chamado do Senhor, creiamos na direção do Senhor para esses dias nas nossas vidas. E Ele nos apresenta esta noite uma palavra sobre um perfume para cada um, um cheiro novo, um cheiro de Cristo falando conosco de maneiras muito inusitadas, nos conduzindo a lugares que nos ajudam a entendermos quem nós somos e assim não sejamos um frasco sem a presença de Deus.
No verso 2 Co 2:14-17 - Esse chamado que nós temos é de levarmos o aroma de Cristo a este mundo, a todos, doce e amável, revelado no versículo, logo nos questionamos se de fato estamos sendo esse bom perfume? E fazendo uma correlação na Palavra do Senhor, onde Ele pergunta: se somos templo do Espírito Santo, que é aquele lugar onde Ele habita, Ele reina, onde Ele é poderoso, onde há alegria, há paz, misericórdia, compaixão, ou seja, um lugar onde habita a presença do Deus vivo, para complementar no verso de Matheus 23-25-28 chegamos à pergunta desta ministração: somos Templo ou Sepulcro?
Entendamos que neste capitulo Jesus está falando para os mestres da Lei, para a liderança daquela época, mas queremos aqui incluir nós cristãos que caminhamos e colocamos uma placa no pescoço de cristão, aonde vivemos uma vida que aparentemente julgamos e condenamos os outros, nos colocamos em lugares tão pomposos de conhecedores da Palavra, tão cheios de uma figura evangélica, batizados, que vai aos cultos em todos os domingos, como se isso fosse algo maior e melhor, antes nunca fossemos batizados sem entender o verdadeiro sentido do batismo, mudarmos nossos comportamentos, morrermos para esta vida, morrermos para a nossa natureza pecaminosa que nos conduz a morte, que nos conduz sempre as discórdias e brigas, intrigas, a falta de perdão, a falta de amor e a falta de humidade e assim caímos no lugar de sepulcro caiado, sabemos que caiado vem de caiar um lugar, de pintar com cal, fingir que você é branco, mas a verdade bíblica nos diz que fomos lavados pelo sangue do Cordeiro e nos tornamos mais alvo que a neve, e que nos deixou limpos e remidos, contudo não deixamos o Senhor entrar nas profundezas dos nossos corações, nas deficiências do nosso caráter e dos nossos comportamentos e pintamos uma imagem branca e polida para disfarçar os ossos e a podridão que ainda está no nosso coração, fedendo, não estamos perfumados, não estamos cheios do aroma de Cristo, daquela nuvem de Glória que deveria sair de dentro de nós, na verdade o que está dentro de nós ainda reflete como respondemos ou como conduzimos, se templo do Espirito, perdoadores e humildes ou se respondemos como ofendidos amargurados, feridos, sagrando, apodrecendo satisfazendo o nosso orgulho, a nossa vontade, a nossa justiça própria, vejam a justiça de Deus é um bom aroma, já a nossa é podridão dentro nós, porque não conseguiremos fazer a nossa justiça, pois a nossa justiça requer o nosso reinado e ao nosso eu, ao nosso egoísmo, mas a Justiça do Céu depende do outro o quanto faço por Deus e pelo próximo.
Há uma bela lápide caminhando por aí, há um belo caixão disfarçado de coisas nobres colocado um lindo mármore para viver uma vida de honra, mas amados temos que ser um simples Templo cheio da presença de Cristo. O que mais marca nossas memórias afetivas ou não é o aroma, o cheiro, por exemplo, o cheiro do pastel, isso vai entrando, tomando espaço e desperta a fome, o cheiro é poderoso, muitos de nós temos uma aparência de piedade, mas nosso coração está longe do Senhor, mas quem pode nos dizer isso? Quem está ao nosso lado, quem mora conosco, quem tem intimidade em nossa vida, este vai dizer se somos sepulcro caiado ou se somos Templo do Espírito Santo. Reflitamos sobre esse discernimento do que somos, aleluia quando nos vemos em posição de caixão, pois neste momento reconhecemos que precisamos Dele para mudar, pois entendam, quando somos ofendidos com a Palavra do Senhor, então é ali que o Senhor quer cuidar, trabalhar o nosso coração. Cuidado com a hipocrisia falada no verso de Matheus, ele quer dizer a pessoa que faz teatro, vejam, aprendemos desde criança a manipular a favor de nossas vontades, disfarçando desde sempre, se você faz o que a igreja quer que você faça, na verdade você não mudou nada, não teve uma conversão genuína, você não entendeu o quanto Deus quer elevar você a um outro nível de santidade e amor, um instrumento na mão Dele, instrumento de compaixão que fomos chamados para ser, para tanto deixemos que o Espírito nos transformem de dentro para fora para que nas nossas reações isso seja uma verdade, ah como isso é difícil !
Ser um bom perfume de Cristo é abandonar os velhos ossos do nosso coração, é deixar para trás tudo aquilo que você adquiriu, e como obter esse bom perfume? Em Gênesis 8; 20-21, Nóe fala de sacrifícios de animais, mas vamos falar de tempos atuais, o bom perfume vem de sacrifícios de algo de dentro de nós, ora vejamos se Jesus é o sacrifício vivo, lá em Efésios 5:2, diz: “sejam imitadores de Deus e vivam em amor, como também Jesus nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus” Romanos 12:1-2 , Salmos 51:17, então didaticamente falando sacrifício é aquilo que você não quer fazer, amar o chato que você não quer amar, aquele que te incomoda, perdoar aquele que te ofendeu, aceitar os princípios do Senhor e os limites que ele coloca para você caminhar na Palavra Dele, sacrifício é ler a palavra todos os dias, porque nós temos preguiça, porque a gente quer as coisas fáceis, é sacrificar o seu eu para que você adentre na presença do Senhor, assim Ele pode jogar fora os ossos e ter encher do perfume de Cristo, é fazer tudo contra sua alma segundo a Palavra do Senhor, sacrifício é viver uma vida de santidade, para a juventude viver uma vida de pureza, viver uma vida segundo os padrões dos céus, sacrifício é um palavra chamada arrependimento. O arrependimento é a esperança de que o perfume pode ser sendo renovado dentro de nós, por isso que é diário a nossa conversão, por isso que o número 7 vem diversas vezes na Bíblia, 70 vezes 7, e Deus criou o mundo em 7 dias, e a semana dura 7 dias, porque Ele é o começo e o fim e há sempre um renovo, e nisto há um ciclo na tua vida que você não pode viver de aparências, mas cuidado e pensem, quando você é um sepulcro caiado? é quando você não se arrepende mais e chega num lugar que não precisa mais de quebrantamento e pensando que atingimos a perfeição não buscamos mais o Senhor. Sabem aqueles momentos de reação a ofensa e que usamos como desculpa, quem você pensa que é? E a reação é de grosserias, orgulho e soberba ou até de justiça própria quando poderíamos ficar em silencio e teríamos sabedoria dos céus, mas escolhemos não ter. Pergunto como tem sido as nossas reações em nossas casas? Maridos com a esposa ao saber do carro batido, esposa com seu marido quando não fazem o que você quer, pais com seus filhos brigando, rejeitando, e filhos com seus pais exigindo lugares que não são seus, na sua casa como tem sido suas reações, elas refletem o bom perfume ou podridão? Somos um preço de imagem do Senhor, representamos um sacrifício vivo e muitas vezes sua família não está aqui por causa do seu comportamento.
Gálatas 2:20 Será que Cristo vive verdadeiramente em nós ou temos uma morada dupla? Mas ainda há esperança para quem confessa pecado, pois este será liberto, e é nesses lugares de libertação que devemos conhecer. O perfume de Cristo é um coração quebrantado (cheio de amor, misericórdia, compaixão e perdão), e demonstramos com o nosso comportamento. Que o nosso sorriso não seja da boca pra fora, mas que seja a externalização da felicidade do Cristo morando em nós, da gente perder para ganhar. Nós precisamos melhorar, e peço que todos tenham intimidade com o Senhor, creiamos em algo sobrenatural, e este aroma penetre no seu espirito e nunca mais saia da sua vida, feche os olhos em pense em Jesus vivo habitando em você, templo limpo, lavado e remido pelo Espirito Santo, veja o sorriso de Jesus com a sua presença, encoste sua cabeça no peito Dele e deixo-o afagar seu cabelos, que possamos investir tempo em Jesus e então exalaremos o grande aroma de Cristo, e que apesar do nosso dia a dia não esqueçamos que não pertencemos a essa terra, não somos daqui, eis aqui a nossa reflexão diária, se vou ser um sepulcro ou se vou ser um Templo cheio do Espirito Santo?
Esta semana peço que façamos uma aliança com o Senhor e sacrifique suas reações e só falaremos do amor de Cristo em nossas casas. Perfumando aonde você caminhar!