Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 02/03/2023
Uma das características principais de Jesus, senão a principal característica é a misericórdia, é a compaixão, e assim podemos nos desafiar a olhar para dentro do nosso coração e verificar, refletir se temos a marca da compaixão, se exercermos a compaixão como Jesus ensina em sua Palavra.
Mt 15:32: Jesus chamou seus discípulos e disse “eu tenho compaixão dessas pessoas”, ao meditar sobre isto, vemos no nosso dia a dia situações de vermos pessoas nas quais nós restringiríamos por exemplo de almoçar conosco, pela situação de rua ou outra qualquer incomode de nossa posição social ou religiosa.
Mt 20: 31- 34: Esta passagem nos mostra o processo, a ferramenta, o motor que movia Jesus era compaixão, o motor que move Deus sobre nossas vidas chama-se compaixão, o instrumento que Deus usa para nos edificar chama-se compaixão, embora algumas vezes não consigamos entender que é a compaixão Dele que nos faz sofrer e que nos faz buscar soluções cada vez mais difíceis, mas que vão edificar ao longo do tempo nos processos em nossas vidas.
Mc 1:40 – 42: E assim podemos repetir aqui dezenas de versículos do Novo Testamento e mais de 100 versículos ao longo da palavra de Deus sobre a compaixão de Dele sobre nossas vidas, logo percebemos que o ministério de Jesus tinha uma marca, a compaixão, e apesar Dele está sendo difamado pelos religiosos, pelos saduceus daquela época, por aqueles que eram escravos da religião, tentando expor Ele, Jesus jamais deixou-se abalar, por que seu coração de compaixão movia todas as suas decisões, as decisões de compaixão move as decisões de um homem de Deus.
Nós precisamos entender que compaixão é a capacidade de sentir o que o outro sente. Sentir piedade é uma junção do sofrer com o aguentar, compaixão de compadecer, que é “padecer com” , que nada mais é que sofrer com alguém, é sofrer junto com alguém, é sentir a dor do outro, é trazer pra si a dor daquele que está ao nosso lado, daquele que nós estamos vendo, mas a melhor definição de compaixão não é a do dicionário, a melhor definição é a do exemplo de Jesus, e vá buscar no calvário de Cristo, compadecido deu a sua vida por nós, para nos libertar da morte eterna. No calvário está a marca da maior compaixão.
Portando ter compaixão é uma virtude de compartilhar a sofrimento do outro, como Deus fez conosco quando nos viu perdidos e confusos indo todos para as mãos do diabo, e escolheu a mim e a você para trazer para Ele e termos a possibilidade que crendo no milagre da Cruz receberemos a graça de sermos salvos. A compaixão não significa em aprovar as razões da outra pessoa, e talvez até não concordemos com a pessoa que está ao nosso lado, e entenda por que ele está sofrendo faça sentido, mas ele não consegue entender! Claro que é mais fácil abandoná-lo, claro que é mais fácil criticá-lo, sejam boas ou más as ações ter compaixão é não ter indiferença, as pessoas estão sofrendo no mundo, elas esperam que você as convide para sentar aqui, na igreja, e esperando essa oportunidade digamos a elas: há uma esperança maior do que esse dinheiro, há uma esperança maior do que gastar seu tempo com o álcool, no sexo ou mesmo quem está envolvido pelo trabalho, e pelo trabalho, e pelo trabalho justificando essa vida, há esperança! E assim a emoção o que nos impulsiona chama- se a compaixão, a mesma emoção que impulsionou Jesus precisa estar dentro de mim e de você para que possamos aliviar os sofrimentos dos outros. Nós queremos fazer uma igreja de amor, sim! Nós queremos ter uma igreja de compaixão sim! Nós queremos criar uma cultura de compaixão, sim! Mas isso começa dentro do nosso coração.
A Bíblia nos ensina que sermos cristãos também é sermos cheios de compaixão, é claro queremos as benesses da salvação sim, nós queremos que Deus nos abençoe e decrete os milagres que nós precisamos, claro que sim, todos nós queremos, então atente-se: se ao orarmos por tantas pessoas, que fiquemos compadecidos com suas dores, e apesar do mundo ir caminhando em busca de dinheiro, bens, status, relacionamentos tóxicos, vida de comodismo que isso não nos torne indiferentes, portanto vejam, as escrituras não nos foram dadas para nos dar conhecimento, as escrituras nos foram dadas para mudar as nossas vidas, marque no seu coração que a Palavra de Deus é para mudar a minha vida, amém!
A Palavra de Deus é para mudar a nossa vida, não é para mudar a vida do outro! A Palavra de Deus é para tanto nos arrancar das garras do diabo, é para nos proteger das maldades do mundo que tenta nos seduzir com seus galanteios de sexo, poder e fama.
O mundo nos oferece chocalhos, o diabo chamando a atenção para aquilo que você quer e a Palavra nos protege, nos ajuda a matar nosso egoísmo, nosso orgulho, nossa soberba, crucificando nosso próprio eu, a Palavra nos é dada para ensinar o verdadeiro caminho da paz que está na compaixão ao próximo, eu digo as pessoas próximas a mim: você quer sair de um condição ruim, comece a se doar ao próximo, comece a servir as pessoas, a Bíblia diz: não há nada que nos faça mais feliz do que servir pessoas, levantar de madrugada e orar por uma pessoa, criar um quarto de guerra com o propósito de ganhar aquela pessoa pra Jesus e então veremos ela feliz no evangelho, o maior foco de Jesus sempre foi e sempre será pessoas, foi por isso que Ele se fez homem, foi por isso que Ele veio a Terra, por isso Ele veio nos ensinar a compaixão, nada o preocupou tanto ao ver as pessoas caminhando sem rumo, sem direção, com tristeza, sem sentido, vazias, somos uma geração egoístas, escravos dos pecados, sem compaixão e sem amor, eis porque Jesus é cheio de compaixão, um exemplo a ser seguido, e nos mostra a essência dos atributos de Dele.
Mt 11: 28 -30: Nos ensina tudo que Jesus quer fazer conosco e com aqueles que você quer trazer para a igreja com a tua compaixão. Ele fala da paz que transcende todo o entendimento, agora, e aqui, deixando o seu eu de lado, não faça do seu eu um deus, sendo esse o nosso maior problema, vencer nós mesmos. Mansidão e humildade falam dos nossos recursos e até da nossa autoridade como espírito de servo, compaixão é servir desinteressadamente o outro, sem considerar receber algo em troca, não queira levar a fama, isso é de satanás, que a sua mão direita não saiba o que a sua mão esquerda fez. Compaixão é um estilo de vida que comprova que eu tenho a sabedoria de Deus. Quando você está servindo, você cumpre a Palavra, quando você está tendo compaixão de alguém, você está imitando Jesus, e o Bíblia nos manda fazer: Sejam meus imitadores!
Quando conseguimos sair de nós mesmos e praticamos a compaixão, deixando de lado as nossas próprias preocupações, estendendo a mão para ajudar as pessoas, isso vai nos mudar, por vezes estamos buscando técnicas de coaching para nos preencher, para sermos felizes, digo: vá servir, vá ter compaixão das pessoas e você imediatamente vai sentir o prazer de servir, depois de que entender isso, todas essas coisas que muitas vezes são um peso, vai transformando o fardo e o julgo pesado, agora em fardo e julgo leve, porque Jesus vai aliviar esse peso, porque Ele entende que você decidiu amar ao próximo para cumprir um mandamento principal, e tudo que você faz para melhorar a vida de alguém enche a sua vida de sentido e significado. O segredo é se tornar melhor, sem fazer a vida do outro pior.
O Segredo é abrir seu coração, a felicidade estar em doar-me, esta é uma decisão que nos levar a pensar: antes eu tinha uma vida tóxica, agora tenho uma vida de paz, antes eu murmurava, agora sou um otimista, antes eu era um egoísta, agora sou um altruísta, antes eu queria ser servido, agora quero servir, antes indiferente com a dor do próximo, agora se importa com todos, e mesmo sofrendo Jesus carregando a cruz, Ele tinha compaixão e misericórdia das pessoas, e é esse coração tão nobre, tão humano, tão divino que Jesus quer transplantar em nós. A compaixão nem sempre as pessoas vão merecer, provavelmente não, mas olhe para elas com os olhos da graça e da misericórdia de Jesus. O que distingue uma pessoa madura e feliz de outra infeliz é a capacidade de ser compassiva, de ter compaixão aceitando o outro como ele é. Amar quem amamos é natural, mas amar quem não simpatizamos é sobrenatural. A vida é boa quando você está feliz, mas ela é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa.
Tudo que Deus quer começar na sua vida ele começa pelo seu coração!
Ouvir a voz do Senhor, e não sermos indiferentes!