Pastora Camila Ploaschi
Publicado em 19/04/2023
LEMBREM-SE DO QUE ACONTECEU À ESPOSA DE LÓ!
Isaías 65:17:
Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.
Estamos preparados para o novo de Deus?
Por que não vivemos mais o extraordinário de Deus? Quando viveremos o avivamento que já vivemos de novo?
E a resposta é: nunca mais! E isso não tem a ver com o que estamos fazendo ou não! Isso acontece porque Deus tem coisas novas para derramar sobre nós!
Em outros tempos certas coisas eram “normais”, mas estamos em outros tempos... a vida de solteiro é diferente da vida de casado, por exemplo; não podemos querer viver algo do passado, pois assim perdemos de viver os milagres dos dias de hoje, da nossa estrutura de hoje!
É necessário abrir o nosso coração!
Veja a história da mulher de Ló: Abraão e Ló, em determinado momento, precisam se separar. Ló, então, vai para a terra que escolheu com sua família (Gênesis 18). Em Gênesis 19, Deus avisa Abraão que irá destruir justamente aquela terra, uma vez que era um lugar que não tinha nada mais de Deus... Abraão então ora por Ló e Deus, por misericórdia, envia dois anjos a Sodoma e a Gomorra. Esses anjos avisam Ló que ele deve deixar imediatamente aquele lugar!
→ Devemos respeitar os processos; no entanto, há momentos em que devemos apenas obedecer e fugir do pecado!
Ló e sua família resistiram tanto que os anjos os pegaram pela mão e levaram para fora da cidade, ordenando: “corram e salvem-se, não olhem para trás e não parem no vale! Fujam para as montanhas ou serão destruídos” (Gênesis 19:17).
Mais uma vez, Ló suplicou para não ir. Agradeceu, mas disse que não poderia ir para as montanhas.
Quantas vezes nós somos como Ló, sempre com uma “resposta” ou uma “desculpa” para seguirmos fazendo o que queremos, ainda que não estejamos de acordo com a palavra de Deus?
→ “Mas Senhor, se eu fizer isso...” = sempre temos uma ressalva para seguirmos fazendo o que queremos!
Quando já estavam em segurança, Deus mandou fogo e enxofre e, com isso, destruiu Sodoma e Gomorra; a mulher de Ló, no entanto, olhou para trás enquanto o seguia e tornou-se uma torre de sal.
Lucas 17:26-30:
Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do homem. O povo vivia comendo, bebendo, casando-se e sendo dado em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio e os destruiu a todos. Aconteceu a mesma coisa nos dias de Ló. O povo estava comendo e bebendo, comprando e vendendo, plantando e construindo. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e os destruiu a todos. Acontecerá exatamente assim no dia em que o Filho do homem for revelado. Naquele dia, quem estiver no telhado de sua casa, não deve desça para apanhar os seus bens dentro de casa. Semelhantemente, quem estiver no campo, não deve voltar atrás por coisa alguma. Lembrem-se da mulher de Ló!.
Naquela época o povo se ocupava dos seus afazeres diários, assim como fazemos hoje. Até que Ló deixou aquela cidade e Deus a destruiu. Naquele dia, a esposa de Ló se “converteu”, por escolha própria, e se tornou uma estátua de sal!
Ela não se atentou ao perigo! Olhou para trás, preocupada com as suas coisas, para as coisas que ficaram... muitas vezes hoje fazemos o mesmo, prendemo-nos a algo que aconteceu na nossa juventude, às vezes um dinheiro que perdemos, algo que vivemos de “bom” e no qual ficamos presos! Mas Deus quer fazer algo novo!
→ Você está realmente pronto para receber o novo? Ou ainda está agarrado nas coisas velhas?
→ Não é possível viver o novo sem soltar o que Deus já mandou soltar!
→ Cantamos “pelo fogo quero ser provado, purificado, entrego o que sou a ti, Senhor eis-me aqui", mas isso é verdade? Quantas vezes resistimos a Deus?
Soltar aquilo que não queremos e dar a mão para Deus gera um sentimento de perda, mas ganharemos nossa vida Nele! Abrir mão é difícil, mas é preciso!
Isaías 43: 18-19:
Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.
Muitos cristão são como estátuas: têm olhos, mas não vêem a esperança, têm ouvidos, mas não ouvem, têm boca mas não clamam e não oram, têm nariz, mas não sentem o perfume de Cristo!
Muitos estão presos ao passado. Mas Deus está com suas mãos estendidas para nós!
→ Sejam coisas boas ou ruins, ficaram no passado e é necessário viver o novo de Deus!
→ É necessário viver a estação em que estamos e entregar o velho!
Para viver e experimentar o favor de Deus: