O que te move nesta caminhada como cristão?

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 26/05/2023

Há uma luta muito grande de Satanás para que saiamos do foco, da premissa de que fomos criados para louvor e glória de Deus. São muitos os problemas (trabalho, negócios, saúde, relacionamentos, problemas que vivemos) e muitas vezes perdemos o foco do que nos move nesta terra!

A pergunta desta noite é: o que te move nesta caminhada como cristão?

Com frequência perdemos o foco do que é importante e o que é menos importante toma lugar → precisamos permanecer no foco!

 

2 Coríntios 11: 16-33

 

Faço questão de repetir: ninguém me considere insensato. Mas se vocês assim me consideram, recebam-me como receberiam um insensato, a fim de que eu me orgulhe um pouco. Ao ostentar este orgulho, não estou falando segundo o Senhor, mas como insensato. Visto que muitos estão se vangloriando de modo bem humano, eu também me orgulharei. Vocês, por serem tão sábios, suportam de boa vontade os insensatos! De fato, vocês suportam até quem os escraviza ou os explora, ou quem se exalta ou lhes fere a face. Para minha vergonha, admito que fomos fracos demais para isso! Naquilo em que todos os outros se atrevem a gloriar-se — falo como insensato — eu também me atrevo. São eles hebreus? Eu também. São israelitas? Eu também. São descendentes de Abraão? Eu também. São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez. Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas. Quem está fraco, que eu não me sinta fraco? Quem não se escandaliza, que eu não me queime por dentro? Se devo me orgulhar, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo. Em Damasco, o governador nomeado pelo rei Aretas mandou que se vigiasse a cidade para me prender. Mas de uma janela na muralha fui baixado numa cesta e escapei das mãos dele.

 

Paulo fala sobre toda sua caminhada, cheia de adversidades, e também fala de orgulho; ele foi chamado para ser o apóstolo dos gentios, enquanto Pedro foi o apóstolo dos judeus. Nestes versículos ele narra a história de seu sofrimento, a história de um letrado que conheceu Jesus e decidiu seguir a caminhada.

Paulo realizou 14 anos de viagem missionária, percorreu mais de 15 mil quilômetros e enfrentou todo o tipo de dificuldade, como citado nos versículos. O que levou Paulo a fazer tudo isso?

 

→ Paulo entendeu o que deveria o mover como cristão! Ele entendeu que a felicidade está no refúgio no Senhor:

 

  1. Paulo era movido pela esperança eterna;
  2. Sustentada por uma fé destemida e inabalável;
  3. Que era alimentada por uma vida de consagração e oração.

 

Paulo viveu a fé que torna as coisas possíveis, inabalável, mas preste atenção: não foram e não são fáceis! A fé é um desafio! O que Paulo viveu foi difícil, mas ele tinha claro o motivo que o movia! Havia uma motivação!

 

→ Problemas sempre iremos ter! O nosso problema é que nos desviamos do foco! 

 

Temos dificuldade em nos entregar totalmente a Deus; em nossas orações entregamos nossa vida a Ele, mas minutos depois precisamos tomar decisões e não conseguimos descansar.

Temos preocupações, falta de paz e não sabemos descansar no Senhor.

É a fé que luta por nós! O justo viverá pela fé! Nos movemos não pelo que vemos, mas pelo que cremos!

  • Quando entendemos isso, quando entregamos na mão de Deus, ganhamos o Seu coração.
  • Se não entendemos, entramos em um processo que não reflete o Evangelho.

 

→ O que nos move?

 

  • Necessidades? Se for só isso que nos move para o Senhor, Ele vai nos manter na necessidade;
  • Ambições? 
  • Planos de ter?
  • Medos?
  • Culpa de algum erro?
  • Machucaduras que determinam nossos comportamentos reativos e egoístas?
  • Fuga dos processos que nos espremem?

 

→ Se nos movemos no propósito, na fé, o processo nos fere, mas o propósito de Deus nos cura!

 

Antes de tudo, Deus quer operar mudanças em nosso coração! Todos nós somos convidados a crescer, a entender o que nos move nesta caminhada e melhorar, sermos mais amorosos, amigos, fiéis…

 

Salmo 3:3

Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida.

 

Nós conquistamos os outros (e os convencemos) pelo nosso exemplo. E Deus espera a nossa entrega! 

Paulo tinha um motivo maior que o movia, apesar de todas as dificuldades! Deus queria que ele fosse mais parecido com Jesus, assim como faz conosco; 

Deus permite circunstâncias de renúncia, de graça e não irá nos proteger de nada que nos torne mais parecido com Jesus! Deus irá nos moer até virarmos pão, vai nos lapidar até brilharmos como Jesus!

Mas precisamos entender o processo de Deus; suas ações e bênçãos normalmente são conflitantes com os interesses do mundo!

Nós somos imediatistas e queremos o TER; Deus quer o SER! Porque Ele sabe que o TER vai ficar aqui, mas o SER é eterno!

 

→ Deus ama que você dependa Dele! Ele quer que descansamos nos braços DELE!

 

Salmo 46: 1

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar, embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria.

 

Lamentações 3:21

 

Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.

 

→ Teremos muitos percalços e dificuldades no caminho, mas se Jesus estiver conosco no caminho, tudo ficará bem!

 

Deus separou você para ser um cristão luz aqui nesta terra!

 

Se uma vida é vivida sem propósitos, é sem sentido. Precisamos buscar os nossos propósitos com Deus! Qual é a nossa motivação? O que te move neste mundo?

Compartilhe em suas redes sociais