Feliz aquele que comer no banquete do reino de Deus

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 29/05/2023

Versículo base: Lucas 14:15-24 e Mateus 22:1-14

 

Feliz será aquele que chegará a salvação. Todos são convidados e tem a Graça a sua disposição, mas nem todos terão as vestes purificadas e nem mesmo aceitarão o convite.

 

Ambas as versões da parábola contada por Jesus tem como objetivo tornar evidente a recusa por parte das autoridades religiosas de Israel a aceitá-lo, porém este texto é muito atual, pois o Reino de Deus continua enfrentando uma clara recusa de nossa parte a aceitar o senhorio de Jesus sobre nossa vida.

 

Hoje, no mundo, encontramos a mesma dureza no coração das pessoas e o seu desejo de justiça própria, negando a si mesmas sua dependência de Deus.

 

O significado do banquete narrado por Cristo é a vida eterna junto ao Rei, por isso é muito importante entender e retirar lições práticas destas passagens para a nossa rotina!

 

  1. No banquete do Reino de Deus, os convidados são selecionados pela Graça, ou seja, pela bondade e misericórdia de Jesus. Não conseguimos a entrada à este banquete por nossos próprios méritos ou obras, por nossas conquistas ou inteligência. Este convite nos foi dado de graça e pago na cruz, está aberto a quaquer pessoa, bastando apenas, de fato, aceitá-lo.
  2. No banquete de Deus, a marca legitimadora dos convidados são as vestes nupciais. Isso não quer dizer, claro, as roupas externas, mas o coração renovado e purificado, livre do “velho homem”. Neste contexto, estas são as provas de que fomos convidados e aceitos para o banquete.

Isaías 61:10; Apocalipse 3:5

  1. No banquete do Reino de Deus, não há espaço para preconceitos. Jesus morreu por todos que creem nele e no seu sacrifício. Nós somos filhos de Deus, e estamos cobertos pela graça e pela justiça do nosso Senhor.
  2. No banquete, haverá grande alegria para aqueles que aceitaram e trocaram suas vestes, tem sobre si a cobertura de Deus e irão desfrutar de paz e justiça na vida e na morte. Mas haverá grande tristeza, também, para aqueles que recusaram o convite e não aceitaram trocar as suas vestes, desonrando o anfitrião.

Apocalipse 22:12-16

 

Portanto, prestemos atenção ao convite, e renovemos nossas vestes!

Compartilhe em suas redes sociais