Um chamado à humildade

Pastora Camila Paloschi
Publicado em 20/06/2023

Viemos à igreja para que o Senhor possa trabalhar em nós, nos esquadrinhar e para que nossas vidas possam ser mudadas. Quando nos convertemos, muita coisa muda, mas infelizmente as nossas reações ainda são do velho homem. Por isso devemos pedir ao Espírito Santo que esquadrinhe o nosso coração e nos revele aquilo que ainda não está de acordo com a vontade do Pai, para que possamos mudar nossas reações.

Ainda precisamos muito descer a Casa do Oleiro para que Ele possa moldar o nosso coração segundo a vontade Dele. 

Miquéias 6:8

Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

 

Este é um chamado à humildade! Devemos andar humildemente com o Senhor! Somos chamados a sermos mais humildes, somos chamados a um lugar em que o Senhor vai crescer e nós vamos diminuir!

Salmos 149:4

“Pois o Senhor ama seu povo, enfeita os humildes com a vitória”.

 

Processos e dores na nossa vida são caminhos para a humildade. Todos nós precisamos ser mais humildes! Reconhecer as nossas falhas! Mas muitos de nós ainda camuflamos, em nosso coração, a nossa vida e os nossos comportamentos dentro de uma falsa humildade. E, muitas vezes, não permitimos que o Senhor entre em nosso coração para mudar isso.

Todos queremos vitórias e resultados. Nós somos vitoriosos apenas por ter nascido! Nascemos vencendo! Não podemos ficar em um lugar de derrota! 

Mas muitas vitórias requerem um processo! Ninguém vence em Deus se não passar pelas etapas necessárias… E uma das etapas mais importantes é o processo de humilhação!

Aqueles que se humilham, serão exaltados! Mas aqueles que são humilhados se tornam humildes… ou mais orgulhosos? O que as humilhações têm feito com você? Alimentado o seu orgulho ou lembrado você que é necessário caminhar em humildade com o Senhor?

A humilhação é a etapa mais importante da sua vitória! Ela não é agradável, mas é o lugar onde o Senhor deseja que nós estejamos para crescer.

Mateus 5:3

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

 

A humildade nos conduz à verdadeira felicidade e Deus ama os humildes de coração; o exemplo da Marta e Maria traz isso; enquanto Marta é arrogante, Maria é humilde - e, com isso, faz Jesus chorar! Muitas vezes somos arrogantes e soberbos e “cobramos Deus”; queremos que as coisas sejam como desejamos.

 

1 Pedro 5:5-6

Da mesma forma, vocês, que são mais jovens, aceitem a autoridade dos presbíteros. E todos vocês vistam-se de humildade no relacionamento uns com os outros. Pois, “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.Portanto, humilhem-se sob o grande poder de Deus e, no tempo certo, ele os exaltará. 

 

Provérbios 3:34:

Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes.

 

O coração de Deus é daqueles que são humildes diante Dele e diante dos demais! Não adianta chorarmos diante do Senhor e andarmos em arrogância no dia a dia! Há um convite da parte de Deus para nos revestirmos de humildade!

 

Colossenses 3:12

Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

 

Como sabemos se somos humildes? Existem algumas características das nossas reações que revelam isso:

 

  • Humildade é verdade: se fossemos mais humildes, as críticas que recebemos nos afetariam menos. Como reagimos quando nos dizem a verdade? Se alguém fala algo que é verdade, por que ficamos chateados? Porque somos orgulhosos! Queremos que os outros vejam as máscaras que mostramos a eles. 

A mulher samaritana foi alguém que não gostou do confronto de Jesus… mas teve humildade para reconhecer seu erro e, com isso, ganhou água da vida! Ela tem a revelação do Cristo!

Deus nos ama, não quer nos perder. Mas os arrogantes não vão entrar no céu! E por isso Ele vai dificultando a nossa vida, nos quebrando, nos mostrando que Ele é Deus em nossa vida até que acabe com o nosso orgulho. Deveríamos ser humildes para receber tanto a crítica como o elogio sem nos ensoberbecer.

 

  • Humildade é saber aprender: sempre temos algo para aprender e também algo para ensinar. Podemos aprender com os irmãos, mesmo os mais difíceis! Não podemos ser arrogantes, às vezes queremos “só” os Pastores, mas nem sempre serão eles que vão nos ajudar. Não podemos ser arrogantes, devemos aceitar a ajuda dos demais.

Romanos 12:3

Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.

 

  • Humildade consiste em saber servir: o humilde serve, o arrogante exige. Jesus nos ensinou isso no momento do lava-pés, ele se humilhou diante dos discípulos. Ele mostrou que não adianta apenas querer sentar à mesa, precisamos servir nossos irmãos!

A Igreja é lugar de aprender a amar e a servir, assim como Davi que entregou “marmitas” apesar de já ter sido ungido pelo profeta. Servir em casa, ajudar à esposa, ao marido, aos filhos, também faz parte! A humildade caminha junto com o serviço.

Filipenses 2:5-7

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

 

  • Humildade consiste em saber humilhar-se diante de Deus para que ele nos exalte na hora certa.

1 Pedro 5:6

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.

 

Ana, mãe do profeta Samuel, humilha-se diante do trono do Senhor e o sacerdote do templo pensa que ela está bêbada; mas sua reação, em vez de ser de ofensa e mágoa, foi de humildade: apenas explicou sua situação, com calma.

Quantos de nós agiríamos assim? Ou será que ficaríamos indignados, sairíamos da igreja e ainda falaríamos mal do Pastor? 

 

→ Quando somos humilhados e/ou injustiçados, como reagimos?

 

Provérbios 15:1

A resposta branda acalma o furor!

 

  1. A humildade leva as pessoas a buscarem e orarem e não dependerem de si mesmas: se você não levanta pela manhã, ora e entrega a sua vida ao Senhor, você é orgulhoso, pois acredita que irá vencer sem ele! Não existe humildade sem oração! Absolutamente tudo que ganhamos vem do Senhor!

1 Pedro 5:7

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

 

  • A humildade leva a pessoa a pedir ajuda de outros: o orgulhoso pode morrer sozinho, mas não pede ajuda! O humilde sabe pedir ajuda a quem caminha ao seu lado e sabe que não pode fazer tudo sozinho. O humilde pede ajuda!

 

Tiago 5 :14-15

Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.

 

  • A humildade nos ensina a ajudar os outros e não julgar: precisamos tratar todos com respeito. O arrogante sempre julga os outros conforme a aparência, conforme os seus critérios. Já o humilde acolhe e reconhece o Senhor na outra pessoa.

Romanos 12:16

Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.

 

  • A humildade nos ensina a cultivar a gratidão: o humilde é grato a Deus, em primeiro lugar. Mesmo onde há problemas o Senhor está agindo e o humilde reconhece isso e louva. Também é agradecido aos outros, pois sabe que ninguém é bom sozinho.

 

→ A gratidão é parte da humildade! Ela cura qualquer ofensa!

 

A humildade nos faz andar em honra, gerar louvor em nossos lábios por meio da gratidão! A gratidão pela humildade nos faz reconhecer quem o outro é, nos devolve o sabor da vida, nos devolve o controle da nossa alma! 

Um coração grato e humilde louva somente pelo fato de abrirmos os olhos! Temos vida, temos um Deus que anda conosco, que nos dá novas oportunidades e nos ensina o que realmente tem valor!

Muitas vezes perdemos tudo e o Senhor vai dizer “Fui eu quem tirei, porque eu te amo!”. Vamos chorar, questionar, mas ele seguirá no processo para nos mostrar o que realmente tem valor!

 

→ Pare de reclamar e peça: “trabalhe no meu coração, Senhor!” A vitória só virá para os humildes! A gratidão reflete Jesus, pois nos faz esmagar os nossos direitos e reconhecer que o outro é maior do que nós!

Compartilhe em suas redes sociais