Pastor Valdir Maia
Publicado em 29/06/2023
Nosso propósito de vida é, basicamente:
1) agradar a Deus;
2) ser família de Deus;
3) nos tornarmos semelhantes ao filho de Deus. É bom estar em família!
A palavra de Deus é maior do que tudo, pois ela é o próprio Deus.E a igreja que é estabelecida em Cristo, cresce, assim como a igreja de Ato dos Apóstolos.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Atos 1:8-9.
Este texto encerra um dos capítulos mais poderosos da Bíblia! Ele mostra o surgimento da Igreja após Jesus subir aos céus. O próprio Senhor Jesus deu a receita da igreja para os discípulos, que permaneceram com os olhos fitos nos céus. Por quê? Porque é assim que devemos estar, olhando para o céu! Devemos olhar para onde nos interessa, para nosso mestre Jesus! É de lá que surgem as orientações que devemos seguir!
E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos 1:10-11.
Se alguma coisa há de vir, será do céu! Haverá o arrebatamento, haverá a volta de Jesus! Para quem olha para o céu, a palavra sempre vem!
Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos. Atos 1:12-14.
Somos igreja. A igreja começa em uma reunião com poucas pessoas. O capítulo 2 da Atos começa de forma impactante, com todos, mais uma vez, reunidos no mesmo lugar! E nisso se cumpre o sobrenatural prometido por Jesus, com a descida do Espírito Santo à Terra.
Naqueles dias alguns creram e outros zombaram, assim como acontece até hoje! Há pessoas que creem e outras que zombam, não levam a sério o sobrenatural do Senhor!
Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas. Atos 2:37-41.
O primeiro de tudo deve ser o arrependimento! Devemos nos arrepender primeiro e, apenas depois, voltarmo-nos para as promessas!
O Evangelho ainda é ARREPENDEI-VOS!
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:42-47.
O versículo 42 determina parâmetros para a igreja deseja viver com seriedade de acordo com os fundamentos bíblicos:
Tudo isso faz uma igreja seguir os parâmetros bíblicos, mas é necessário observar um detalhe no texto: a palavra perseverar! Muitos fazem muita coisa, mas poucos perseveram!
Perseverar é muito mais do que escrever ou falar, cantar ou pregar, dar aulas ou defender, é muito mais do que tantas coisas em respeito à doutrina dos apóstolos. Tudo isso é importante, porém os apóstolos e a igreja primitiva faziam muito mais do que isso: eles perseveravam!
Perseverar: PER - SEVERAR. O per significa “totalmente em”. Com o “severar” entender-se “totalmente em severidade”. Significa viver totalmente em seriedade com a doutrina. Uma coisa é pregar, falar sobre o que devemos fazer; outra é viver isso! As suas atitudes falam tão alto que não consigo ouvir o que você fala…
Perseverar é mais do que permanecer! Não é apenas esperança ou continuidade, mas continuar porque está na esperança, continuar porque conhece a palavra!
Como tem sido a sua vida na palavra de Deus? Como está a sua seriedade em relação à palavra de Deus? Você leva a sério o que lê e ouve, coloca em prática todos os dias ou só se emociona e deixa para lá?
Não importa se você leva a palavra a sério; ela sempre tratará você com severidade! Seja por justiça a seu favor ou para juízo contra você! Arrependa-se!
A palavra de Deus é séria! E muitas pessoas estão deixando de viver o que Deus tem para elas por não levar a sério a palavra do Senhor!
Quem não teme ao Senhor não tem sabedoria! É néscio! É desprovido de entendimento e de conhecimento, é estupido e ignorante, pois falta temor! O temor é o início de tudo!
O temor do Senhor é uma fonte de vida para preservar dos laços da morte. Provérbios 14:27.
→ Por isso tantos “morrendo”: porque não temem ao Senhor!
Temei ao Senhor , vós os seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que o temem. Salmos 34:9
→ Por isso tantos vivem em miséria: falta temor ao Senhor!
Abençoará os que temem ao Senhor , tanto pequenos como grandes. Salmos 115:13.
→ Por isso tanto vivem correndo atrás de bênçãos, porque não temem ao Senhor.
Vós, os que temeis ao Senhor , confiai no Senhor ; ele é vosso auxílio e vosso escudo. Salmos 115:11.
→ Por isso que muitos sentem-se inseguros, pois não temem ao Senhor!
A igreja que se estabelece, frutifica e cresce! Quem vive louvando o Senhor (uma vida com seriedade e arrependimento) cai na graça do povo sem esforço nenhum. E, ainda mais importante, cai na graça de Deus (Atos 2:47)!
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Romanos 8:31