Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 02/08/2023
O Livro de Provérbios nos ensina muito sobre a sabedoria de Deus, Provérbios é efetivamente o caminho para entendermos a sabedoria de Deus, e algumas coisas são fundamentais para que tenhamos essa sabedoria, então vamos dividir em dois tipos de sabedoria:
Em Tg 3: 13-17 nos ensina as formas que a sabedoria divina deve se apresentar. Como é terrível falar com alguém que sabemos que age conosco com hipocrisias e arrogâncias, considerando que tudo que faz é melhor que os outros ou que a pessoa fala de uma forma doce, mas sabemos que é traiçoeira e enganosa, te apunhalando pelas costas, fofoqueira, revanchista, que faz cisões entre as pessoas. Talvez essa seja a maior batalha dos seres humanos, relacionamentos, a sabedoria divina ou sabedoria terrena se revela nos relacionamentos, família, trabalho, igreja, mas interagir com pessoas é inevitável, soma-se a isto o fato das outras pessoas serem diferentes de nós, não tiveram as mesmas experiências, isto torna-se um grande desafio, por essa razão é importante seguir esse imperativo de Deus quando diz em Hb 12:14 “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”
Sobre a sabedoria que vem do alto, sempre produz humildade (hoje o orgulho e a soberba são o mal da humanidade), retrata um coração de servo que olha os outros sempre superiores a si, que demonstra quebrantamento, arrependimento diante do erro, a sabedoria do alto é carregada de paciência, longanimidade e domínio próprio, carregada pelo fruto do Espírito, cheia de tolerância ao próximo, se baseia na verdade.
A sabedoria terrena é exatamente ao contrário, briguenta, reclamona, murmuradora, exala orgulho e egoísmo, levando a pessoa a se envaidecer, achando-se melhor que os outros. A sabedoria diabólica manifesta a soberba e busca do poder o tempo todo, ela entra no ministério da cozinha por exemplo e leva a pessoa a competir com os outros, é impaciente, intolerante para com o próximo, para com o marido, esposa, filhos, funcionários, tem famílias disfuncionais porque um tem inveja do outro, brigam constantemente, divórcios, pessoas que vivem em mentiras, não conseguem olhar para si com quebrantamento e humildade.
A sabedoria que vem do alto não compromete sua integridade, pois baseia-se na honestidade, não negocia seus valores, não se corrompe, ela não tem preço, mas tem muito valor, através da verdade fica estabelecido um poder sobrenatural que restaura relacionamentos rompidos e abalados, integridade gera confiança, confiança gera intimidade com o Espírito Santo! Intimidade gera frutos de cura e de amor.
A sabedoria que vem do alto é pacifica, não gera ira no irmão, ela respeita os outros, ela vê os outros como seus parceiros, como seus e como são importantes que Deus colocou, sabedoria divina não compara, pois sabe que vai gerar contenda, não julgueis, use de misericórdia, não critiques, pois normalmente a crítica nasce de conclusões precipitadas, isto arrasa e desestimula pessoas. Provérbios 18:17, nos mostra que conclusões precipitadas são injustas, pois todas as histórias contém dois lados, seja um pacificador.
A sabedoria que vem do alto é moderada, que significa dizer, ser uma pessoa atenciosa, delicado em considerar os sentimentos das pessoas, compreensivo antes de levantar o julgamento compreendendo o lado do outro, e não usa suas experiências para impor ao outro uma solução ou condenação, devemos exercitar a compaixão, se colocar no lugar do outro.
A sabedoria que vem do alto é tratável, significa submisso, humilde, redutível, tolerante, resiliente, quem aceita o confronto, que demanda de nós um quebrantamento muito grande, é um princípio poderoso para a gente perpetuar ou restaurar relacionamentos, em Filipenses 2: 58 sermos tratáveis é sermos cortados, podados, redutíveis, saber compreender as pessoas sem críticas, abraçar, sermos simples, alegres, refletindo o amor de Deus, ensináveis.
A sabedoria que vem do alto é cheia de misericórdia e bons frutos, não enfatiza os erros dos outros, traz de volta os que se desviaram, coloca o trem nos trilhos, mas isto só trará os resultados se o humano que estiver nos ouvindo sentir em seu coração um desejo ardente de ajuda-lo em amor. Não podemos usar a verdade como um porrete, um chicote, a verdade usada sem sabedoria é violenta e destrutiva. Verdade e graça precisam andar juntas, precisamos ser graciosos, e como conseguimos isto? Vida em oração.
A sabedoria que vem do alto é sem imparcialidade e sem hipocrisia, essas palavras juntas no grego e tem o sentido da pessoa franca, honesta e verdadeira, o mundo é dirigido por hipócritas e seguidos por hipócritas que dizem “amém, amém, amém”. Em Tiago 3 meditamos que se você quer ser uma pessoa sábia, nutrindo relacionamentos positivos e profundos, você não vai usar as máscaras da hipocrisia, relacionamentos sedimentados em hipocrisia são curtos, violentos e tóxicos.
A igreja não é um lugar de pessoas perfeitas, mas é um lugar que temos a possibilidade de sermos lapidados e exercitados na sabedoria que vem do alto.
Provérbios 19:20
Provérbios 2:6
Quando você coloca seu coração embaixo das mãos de Deus e você diz “Deus derrama pra mim, cura-me, sara-me”, Deus começa a te irrigar com a sabedoria que vem do alto, um dia após o outro, Deus é muito sábio, e com amor usa um conta-gotas nos corrigindo nos moldando e então vamos crescendo.
Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre pelo seu bom trato, suas obras, mansidão e sabedoria. Tendo sabedoria seremos capazes de conseguir qualquer coisa, porque a sabedoria é a arte de viver e vencer!
É o Senhor quem nos dá sabedoria, foi o aprendemos hoje, viver como Espírito Santo é viver com sabedoria e o resultado é revelação e entendimento
Salmo 119: 98 Aonde encontro sabedoria? Na Bíblia.
Provérbios 2:4-8