A crise humanitária do caráter

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 07/10/2023

2 Timóteo 3:1-5

A degradação do caráter humano nos dias de hoje se apresenta no nosso cotidiano por profissionais, empresas, famílias, instituições e na política. Dia após dia vemos crescer notícias de tempos ruins, todas em razão da falta de caráter da humanidade. O tempo todo precisamos estar nos defendendo do mal-caratismo de pessoas até mesmo dentro das igrejas, que não apresentam um caráter aprovado pelo Senhor. 

Obedecer à lei de Deus e à lei dos homens está condicionado, no mundo, muitas vezes, a fazer aquilo que me beneficia. O bem e o mal estão condicionados somente ao benefício próprio e não à verdade imutável do Senhor. 

É necessário que nos questionemos: Quais prazeres são prometidos para mim quando vendo o meu caráter? Quais as desculpas que dou ao vendê-lo? 

Uma das principais desculpas é a da busca pela competência. Quantas vezes vendemos o nosso caráter para nos apresentar ao mundo com maiores resultados? Os status tomaram o lugar das coisas mais importantes. Muitos cobrem sua falta de caráter, ou tentam cobrir, com a sua competência. Traições, acepção de pessoas, soberba, imoralidade, fofoca, mentiras, desamor, todas essas parecem ser cobertas pela aparência de uma pessoa competente, produtiva e rica aos olhos do mundo, porém Deus conhece o nosso interior.

O bom caráter precisa ser a premissa nas nossas vidas, ele deve reinar com nossa identidade de filhos de Deus. Dessa forma, a conduta de um cristão deve se destacar no meio do mundo, não a competência em primeiro lugar, mas o bom caráter, cheio de valores da palavra de Deus. 

O caráter reto ainda conta, Jesus não abriu mão quando foi tentado por Satanás, mesmo quando suas necessidades humanas estavam afloradas, mesmo quando foi oferecido poder, satisfação e alegria aos olhos humanos. Nós precisamos ser inquebrantáveis e incorruptíveis, mesmo diante das melhores oportunidades humanas, assim como Cristo foi.

Um caráter só pode ser lapidado com a obediência às leis do Senhor, e muitas vezes não será fácil e agradável; às vezes sairão faíscas desse processo, mas não é um processo de agrado à nossa carne, mas ao nosso espírito. Viver do caráter e abundância de Deus, às vezes, é ter sua família e um alimento simples, mas em paz. Pois a vida em abundância é aquela que exala o perfume do caráter de Deus, que deve ser inabalável e selado em nossos corações.


2 Timóteo 2:19-20

 

Nós precisamos ser, como o texto bíblico afirma, santificados, úteis ao senhor e preparados para a boa obra. O erro e o mal-caratismo não podem ser considerados algo normal no nosso dia a dia só porque o mundo acha natural as pequenas falhas de caráter. Assim, somos chamados a exercer o amor e a misericórdia no meio da igreja, pois sempre encontramos junto a nós pessoas em processo de purificação e lapidação, pessoas necessitando de ajuda, assim como nós precisamos ser ajudados.

Nesse sentido, é necessário perder para ganhar, precisamos ter consciência da necessidade de ser um testemunho vivo. Devemos seguir a justiça, o amor e a paz com pessoas que andam nesses mesmos princípios, pois é assim que venceremos, ajudando uns aos outros. Esse é o papel da igreja de Cristo, o principal objetivo da igreja deve ser ajudar na lapidação dos novos e daqueles que já estão na caminhada há muito tempo.

Devemos crescer em competência, mas permitir ser lapidados pelo Senhor, somente Ele pode mudar o nosso caráter. Nenhum médico pode operar nossa alma, nenhum remédio ou exame pode curar nosso coração, somente o Espírito Santo pode interceder por nós para alcançarmos a cura do nossos traumas, pecados e medos.

 

Salmos 51:17 

 

Assim como Davi confessa seu pecado e assume a necessidade de ser limpo e tratado por Deus, nós com a ceia do Senhor, temos um momento de examinar nosso interior, um momento de nos arrependermos, de analisarmos minuciosamente o nosso ser e ver aquilo que o Senhor ainda deseja fazer em nossas vidas. É nos braços de Cristo que encontramos a cura e restauração necessária. 

 

Você está pronto para se autoanalisar, pedir perdão pelos erros e entregar sua vida a Jesus, para que ele lhe traga cura e restauração?

Compartilhe em suas redes sociais