Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 19/10/2023
Versículo Base: João 5:1-9
“Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus.
Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta.
Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas.
De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse.
Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos.
Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado? "
Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim".
Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande".
Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar.”
Neste testemunho relatado na Palavra, Jesus nos mostra que por mais que tenhamos desejos precisamos exercer nossa fé. Muitas vezes é necessário que nos apresentemos a Deus e saiamos da postura de paralíticos diante da vida. É preciso que nos sujeitemos a dependência de Cristo de livre e espontânea vontade, desejemos ardentemente o milagre e a transformação.
Isto é claro pois o paralítico, descrito na passagem de João, além de desejar que fosse curado, obedeceu ao receber a ordem de Cristo de levantar, pegar sua maca e andar. Jesus também nos convoca a fazer a mesma coisa: levantar do lugar que estamos, tomar nossa posição e andar com Ele, sob a paz que transcende todo o entendimento.
No mundo olhamos para as coisas finitas e efêmeras, ao invés de valorizar as coisas eternas. Isto implica que o amor que deveria ser destinado principalmente à Deus, colocamos sob desejos da carne. O chamado divino nos provoca a colocar o nosso coração sob o Seu domínio, pois assim ele dará o que realmente precisamos (Efésios 2:1-2).
Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida (João 5:24).
Antes estávamos debaixo da ira de Deus, agora, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo, podemos estar livres. Quem, porém, rejeitar a revelação e o senhorio de Jesus, permanecerá condenado (João 3:36). Muitos podem dizer que não mas esta ira existe! (1 Tessalonicenses 1:10; João 3:16).
Portanto, a oportunidade bate à porta e não devemos ignorá-la! Apesar de não merecermos, a graça está disponível e ela nos levará à eternidade, pois por meio da fé podemos ser justificados (Romanos 5:1-2). Uma vez que a graça opera, as correntes do pecado não tem mais como nos aprisionar!
Não há nada que possa preencher nosso vazio, senão o amor de Deus!
O Senhor nos deu talentos para construir riquezas e tesouros nesta terra, mas nada disso tem muita importância pois o que há dentro de nós somente o Espírito Santo pode preencher.
Antes éramos paralisados, mas agora somos curados como o homem do tanque de Betesda (Lucas 19:10). Podemos decidir, através de nosso livre-arbítrio, se iremos participar da glória divina eterna, pois somos justificados pela misericórdia e Graça de Jesus!
Que alegria é poder adorar ao Senhor e sair das trevas! Que Deus te abençoe!