Vivenciando os processos dolorosos de remoção

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 25/01/2024

Nesse desafio de começar o ano, a gente sempre se pergunta: o que mudarei este ano? O que faremos para chegar em 31 de dezembro de 2024 e olhar para 31 de dezembro de 2023 e identificarmos os degraus que subimos? Contudo tem algumas coisas que precisam ser entendidas, pois não é fácil chegar lá e poder dizer: Opa, sou vitorioso! Teremos passos importantes a dar para mudar de fases. 

 Mesmo com a promessa que há uma nova história para cada um de nós, é necessário acelerar esse processo, não há mais tempo, Jesus vai voltar, ainda assim fugimos dos processos de remoção que efetivamente são importantes para crescermos. Existem pessoas, situações, pecados, planos, escravidão, amarguras, lembranças, diversas coisas que precisamos identicar em nós e então removermos, e quando isto acontecer, estaremos livres para avançar. 


 “Espírito Santo mostra para mim qual processo estou retardando para que o Senhor possa me mudar de fase”


 Mesmo sabendo que vai valer a pena tal remoção com uma ordem bíblica de Deus, ainda sim exitamos, pois quase todas as decisões de remoção são dolorosas, visto que exigem renúncia e perseverança.

Essa dor provém de três situações: a primeira delas é o medo - nós temos medo de mudar; a segunda é o sentimento de posse - sentimento que aquilo é da gente, a pessoa é minha, a coisa é minha, sou eu que decido e acabou; e a terceira é o comodismo - não mexemos em algumas situações, comportamentos ou pecados, porque gera desconforto. A bíblia nos dá diversos exemplos, em que encerrar ciclos nos fazem ir para frente. 


 Quando a vida nos tira algo, na maioria das vezes é um plano de Deus, e nós demoramos a entender. É uma remoção que foi decisão de Deus para abrir portas na frente. Vamos falar um pouco sobre a história de Abrão, Gênesis 11:26-32 e Gênesis 12:1-2. Aqui o Senhor faz a promessa a Abrão, mas antes o comando que Deus deu a Abrão foi “e sai da tua parentela”, em seguida “E far-te-ei uma grande nação”. Primeiro tem um comando, depois tem uma promessa, mas Abrão não entendeu aquilo que Deus pediu. Ele permaneceu com Ló, seu sobrinho, e vejam bem como uma única pessoa pode causar um estrago na sua vida, por uma escolha errada. Depois de um tempo caminhando com Ló, discussões e desavenças começaram a surgir entre os empregados, custando a paz de Abraão, e forçando uma separação de caminho.

 A desobediência de Abraão era pelo medo de deixar Ló e acabar sem filhos, (Gênesis 13:14), deixando assim sua herança a um servo. Por mais doloroso que seja, esteja pronto para viver esse processo, tenha fé na promessa de Deus e compreenda aquilo que ele necessita retirar da sua vida, sem pensar duas vezes, pois a obediência tardia tem prejuízos.  Tome uma decisão!


 Um último exemplo bíblico, vamos falar de Jonas, mas não vamos olhar para Jonas, e sim para o capitão do barco. Em Jonas 1:15, Jonas estava no porão, o capitão ganhou dinheiro com Jonas, pois ele foi vendido uma passagem para Társis, mas Jonas tinha um chamado para ir para Nínive, o problema do capitão não era a carga, mas sim Jonas. Muitas vezes, as pessoas perdem aquilo que não precisam perder porque não querem abrir mão, abdicar, tirar aquilo que precisa tirar da sua vida. O que o Espírito Santo está te pedindo para retirar?

 Há coisas que se não forem retiradas, custam o casamento, a intimidade, a alegria, a paz, o dinheiro, talvez aquilo que você não quer abrir mão vai te levar para o fundo do poço. Muitas vezes essas coisas não estão na luz do convés, mas estão no porão escondidinhas, quietinhas, seguras no nosso orgulho e no conforto da nossa carnalidade.

 Deus está desafiando você a encontrar o Jonas, remover tudo aquilo que não agrada a Ele, nós vivemos para agradar a Deus. Ser cristão não é para agradar você, ser cristão é agradar a Deus, porque Ele tem reservado para mim e para você uma eternidade toda e uma vida abundante no centro da sua vontade. 


Para ter bons hábitos teremos que remover os ruins. O que você precisa mudar para que 2024 seja diferente? Qual Jonas você precisa retirar do barco?

Compartilhe em suas redes sociais