Troque sua espada

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 20/02/2024

Chega uma hora, na vida de todos os cristãos, que precisamos fazer escolhas. Ser crente de verdade é tomar posse da graça e vivenciá-la em nossas vidas. 

João 18:10-11:

Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O nome daquele servo era Malco). Jesus, porém, ordenou a Pedro: “Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu?”

 

Há momentos em que precisamos guardar nossas espadas!

Pedro teve que abrir mão de si mesmo para poder dar bons frutos! Para darmos bons frutos, precisamos permitir que Deus nos pode, para novos galhos nascerem. Pedro obedeceu, guardou a sua espada para sempre e entendeu algo mais profundo: as nossas armas não são as humanas, mas as sobrenaturais de Deus. Pedro entendeu que sua luta não era mais na carne, mas espiritual. Então, ele passou a usar a espada do Espírito Santo.

Enquanto não nos rendermos verdadeiramente ao Espírito Santo, não poderemos superar verdadeiramente nossas batalhas.

A espada do Espírito Santo foi recebida por Pedro, que recebeu a glória de Deus uma vez que preparou o terreno para receber a palavra de Deus e dar bons frutos. A primeira espada tinha natureza carnal, dependia da força do braço. A segunda é do Espírito, a bíblia. Deus espera que aprendamos com as experiências que temos e que devolvamos um feedback do nosso crescimento. Pedro foi capacitado de forma sobrenatural para um pescador, sem qualquer conhecimento,  transformar-se em um grande pregador da palavra.

As coisas de Deus não são entendidas por nós, homens. Algumas coisas não têm explicação; a nossa explicação se baseia na fé inquebrantável. Deus pode nos usar, não pela nossa força ou poder, mas pela sobrenaturalidade de Deus. Ele tem esse poder, mas só age quando aceitamos, quando trocamos de espada.

Pedro começa vendo a sobrenaturalidade de Deus nos outros (sua sogra, curada por Jesus). Mas ele mesmo vivenciou este poder divino quando foi encontrar Jesus e andar sobre as águas. Porém, no momento em que sucumbiu na fé, caiu, e teve que pedir ajuda. Começar é bom, mas perseverar é muito melhor.

Pedro, a partir daí, teve que tomar decisões e escolhas diferentes; é preciso entender que é um processo. Guardar a espada da carne é um processo contínuo, precisamos seguir em frente, sempre avançando. Deus tem muito mais para cada um de nós. É o Espírito Santo que nos capacita a situações extraordinárias, mas é necessário crer na graça, nascer de novo e renunciarmos. Pedro recebeu o fluir do Espírito Santo, como Cristo tinha prometido.

Temos que largar a espada carnal e pedir a Deus para vivermos uma vida de dependência Dele. Agora a minha espada não é mais a espada da carne, mas é a espada do Espírito Santo, é a palavra de Deus (Bíblia). 

A bíblia é a espada de Deus e faz parte da armadura Dele (Efésios 6). Todo cristão precisa conhecer a palavra de Deus, e a espada do espírito é eficaz para nos defender do inimigo. Quando decido pegar a espada do Espírito, então nada mais poderá me tocar, porque a espada do Espírito é eficaz para destruir os ataques satânicos na minha família, na minha vida e na minha igreja.

Conhecer a palavra transforma a nossa história. Leia, aplique e cumpra custe o que custar. Não é difícil se você entender que é pela graça! 

  • A palavra de Deus salva, transfere fé (Romanos 10:17).
  • A palavra de Deus liberta (João 8:32).
  • A palavra de Deus corrige (Hebreus 4:12).

Para acessar a Espada do Espírito, um bom soldado de Cristo, um crente de verdade, alguém que de fato nasceu de novo, estuda de maneira consistente e sistemática, lê, memoriza, medita, transcreve em atitude o que diz a palavra. É necessário apresentar-se a Deus aprovado, como quem maneja bem a palavra da verdade.

Qual é a espada que você irá escolher hoje?

Compartilhe em suas redes sociais