Seu filho não se esquecerá o caminho a seguir.

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 23/04/2024

O que vamos absorver de aprendizado hoje como instrução de Deus para colocarmos em prática em nossas vidas? O que iremos colher? Que lições Jesus ensinou sobre os pequeninos e que muitas vezes preferimos ignorar? O quanto temos nos importado com os pequeninos e nos portado por aqueles pelos quais somos responsáveis? O que queremos imprimir nessa geração?

Grande parte dos presos jovens são filhos de evangélicos… existem igrejas muito grandes aí fora que um dia se esqueceram do caminho. A nossa igreja luta muito com os seus diferentes ministérios, que são ativos e comprometidos. E Deus tem atuado e atraído estes pequeninos?

Porém quem são os responsáveis diretos por eles? Onde impactamos em suas vidas?

Não importa se são nossos filhos ou não… às vezes são jovens que precisam de um abraço. Quanto amor, tempo e suporte temos oferecido a eles? Quais ensinamentos temos dado a eles? Quais regras, disciplinas… quais condutas poderão praticar daqui para frente por nossa indicação?

Quem cuida de uma criança está cuidando de uma semente de Deus.

Hoje nos noticiários vemos notícias terríveis de guerra e coisas similares; não apenas em Gaza, mas em países na África em que as crianças comem bolachas de barro. Existe um constante desrespeito às crianças, aos adolescentes, jovens em geral. Muitos são os casos de abusos sofridos por eles, o que requer um cuidado grande dos pais. Nós cristãos estamos conduzindo nossa juventude a um caminho correto, com princípios? Ou apenas deixando-os seguir o caminho que o mundo está oferecendo?

Se jovens que cometem atrocidades tivessem sido educados e cercados de amor, se estivessem em alguma igreja, incluídos em uma família… será que essas coisas aconteceriam? Muitos são os casos graves e assustadores nesse sentido.

Pais, responsáveis, líderes, influenciadores… precisamos prestar mais atenção ao que está acontecendo ao nosso redor. Você pode se considerar referência para essa geração?

É de nossa responsabilidade a vida dos pequeninos que estão sob nossos cuidados. Jesus falou claramente sobre isso, porém nós nos “despistamos” disso, criando desculpas para não assumirmos.

Todos nós seremos cobrados por Deus por nossa prevaricação, ou seja, por deixarmos de cumprir nossa obrigação em sermos exemplos e dar disciplina aos pequeninos.

Muitas vezes não só nos omitimos, mas também incentivamos os pequenos com coisas do mundo, para não termos que dar atenção e os demais cuidados necessários. Muitas vezes somos extremamente irresponsáveis por permitir isso sem impor limites e regras - e ainda criamos desculpas, colocando a culpa neles: “é essa nova geração”.

Quando isso acontece, permitimos que nossos filhos se tornem exigentes em coisas absurdas, que preferimos dar para não nos “incomodar”. Adultos que com mais de 30 anos dependem da mamãe para tudo.

Como resolver? Com muito amor! Porém sem esquecer que essas crianças e jovens ainda não têm consciência do que é bom para eles. Só o amor constrói. Temos que praticar isso em nossos lares.

Com o tempo, colheremos os frutos de filhos que sabem o (bom) caminho a seguir.

Impor regras é amor. Conversar é amor. Vigiar é amor. Criar um ambiente em que ele se sinta seguro para compartilhar é amor. Celebrar suas vitórias é amor. Ensinar gratidão, respeito, ética, hierarquia, servir… é amor!

Tudo isso constrói o caráter. É preciso ser referência da conduta cristã. Isso é transbordar o amor ágape.

Deus está nos chacoalhando para que sejamos luz, frutos maduros e sadios. Você está pronto para aceitar esse chamado?

Versículos citados:

Marcos 9:36