O verdadeiro sentido da Páscoa

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 23/04/2024

Que bênção podermos estar aqui para celebrarmos o evento mais importante para a humanidade, muitos acham que outros eventos são mais importantes que esse, como ter enviado o homem à Lua ou podemos achar que o evento mais importante foi a descoberta das Américas, não irmãos, o eventos mais importante da humanidade foi o Criador dela abrir mão do seu próprio filho e enviá-lo a esta terra num projeto tremendo de amor pensando em mim e em você individualmente para nos dar a remissão dos nossos pecados, para declarar o perdão e nos oportunizar a escolher a esperança eterna de viver com Ele.

 

Todos nós já ouvimos aquela frase famosa: “O mundo jaz no maligno”, o mundo está nas mãos do diabo, o mundo vive nas trevas, então podemos concluir que a regência do mundo está sob satanás, e ele encarregou-se de distorcer o entendimento correto do que e do porquê a humanidade deveria celebrar a Páscoa. Satanás nos direciona aos prazeres da carne, os lucros financeiros, a escravidão da cultura egoísta de cada um, a busca desenfreada por vantagens imediatas, nos fazendo esquecer do porque Jesus veio e porque o túmulo ficou vazio.

 

A Bíblia em diversas passagens diz que somos um povo separado pelo Criador, escolhidos para fazer a diferença e chamados para praticar e testemunhar as obras do Reino de Deus. Ele instituiu o momento de libertação do seu povo e para marcar a vida de seus filhos, a Páscoa foi celebrada um dia antes do seu povo sair do Egito, isso significa que o Cordeiro Santo, Jesus Cristo, veio para nos aproximar do Pai. Deus pretende que na Páscoa lembremos da imolação do seu próprio filho como cordeiro santo e sua ressurreição nos propiciando o acesso através da sua graça à vida eterna.

 

Jesus foi transpassado por causa de nossas transgressões. Como um cordeiro Ele morreu por nós, por isso somos justificados.

 

Entendemos a grandeza disso? Hoje podemos sair pelas ruas e dizermos:  até aqui eu entendi que o Senhor Jesus é meu Rei e meu Salvador, eu era um pecador e estava condenado, eu iria para o inferno, mas agora eu sou justificado por Ele.

 

Quando sofremos decidimos resmungar, murmurar, mas o Cordeiro não fez isso. Jesus nos convida a estarmos preparados para desfrutarmos da Páscoa, e aqui vale um parênteses, sempre falamos que Deus é amor, e de fato Ele é, mas Deus também é juízo, e mais, o sangue do Cordeiro em nossa vida indica em todo o mundo espiritual o sinal que nós somos livres e libertos. É um sinal estampado de proteção divina sobre nossas vidas, daí vem a figura do Cordeiro descrita pelo profeta Isaías e referendada pelos quatro evangelhos no Novo Testamento.

 

O sangue nos protege diante do destruidor e então eu celebro isto louvando a Jesus! A fé nos autoriza a entender que sou protegido pelo sangue do Cordeiro.

 

A nossa fé em Jesus é nosso álibi para chegar diante do altar, diante de Deus e expor a nossa vida e dizer: eu dependo de Ti. A Páscoa simboliza Jesus como nosso conselheiro através do Espírito Santo nos oferecendo uma blindagem contra o mundo satânico. A Páscoa portanto é a celebração da nossa libertação da escravidão do pecado, pois somos lavados pelo sangue do cordeiro santo que foi derramando para expiação dos nossos pecados.

 

A celebração da Páscoa é motivo de muita alegria e paz e uma esperança que nunca será destruída. A salvação sentenciada para cada um de nós antes da criação do mundo é comemorada neste dia.


Versículos citados:

  • Romanos 6:23
  • Romanos 3:24-26
  • Efésios 1:4-8
  • 1 Pedro 1:18-21
  • Isaías 53:1-12
  • Êxodo 12:1-11
Compartilhe em suas redes sociais