Conselho bom, é conselho dado.

Pastora Camila Paloschi
Publicado em 24/04/2024

A meditação sobre a segunda carta a Timóteo se dá em um contexto no qual Paulo está pela segunda vez preso e sua morte é iminente. Nesse período, ele compartilha sua sabedoria e conselhos com Timóteo e a igreja, oferecendo orientações relevantes para nossa vida atual. Os ensinamentos de Paulo destacam a importância de manter a fé e seguir os princípios do evangelho, mesmo em meio às adversidades. Ele desafia as noções comuns que associam as dificuldades à distância de Deus, sugerindo que a proximidade divina pode levar a mais tribulações. Apesar das dificuldades, há a promessa de paz futura, o que nos encoraja a perseverar. Os conselhos de Paulo oferecem insights valiosos para lidar com os desafios da sociedade contemporânea.

Em 2 Timóteo 3:1-5 - Paulo fala da nossa sociedade, muito semelhante aos dias de hoje, um mundo muito cruel, sem compaixão, de pessoas que buscam tantas conquistas, de serem melhor que o outro, que esquecem dos princípios e da beleza da vida nas pequenas coisas  e Paulo aconselha “Afasta-te desses”. Lembrando que Paulo fala disto em aproximadamente 66 anos depois de Cristo, mas é tão real ao ano em que estamos vivendo que demonstra a sua veracidade, e, nos prepara para esses momentos difíceis, mas ainda sim, devemos glorificar a Deus alegres, sabendo que servimos a um Deus poderoso que sabe todas as coisas.

O primeiro conselho: baseia-se em 2 Timóteo 1:14, que instrui a proteger o tesouro espiritual depositado em nós pelo Espírito Santo. Este tesouro inclui a Palavra de Deus e a presença do Espírito Santo, que devem ser guardados com firmeza, garantindo que nossa fé não seja abalada por circunstâncias adversas. Devemos permanecer fiéis ao evangelho, resistindo a outras doutrinas enganosas, e preservar a pureza da mensagem celestial, evitando a idolatria a pessoas. A fidelidade à Palavra de Deus é crucial, pois é o único caminho para a salvação e a vida eterna.

O segundo conselho: extraído de 2 Timóteo 2:3, enfatiza a disposição para suportar dificuldades em nome do Evangelho, lembrando que Satanás já está derrotado. Devemos permanecer vigilantes em relação às verdades da Palavra e estar preparados com as armaduras espirituais. É destacado que seguir a Cristo pode resultar em perseguição, pois o mundo muitas vezes se opõe à Igreja verdadeira. Devemos ser exemplos de fidelidade, mesmo que isso signifique sermos mal vistos pela sociedade. Paulo incentiva a fortalecer-se na graça de Deus, ensinar e viver de forma que nosso testemunho atraia outros para o Evangelho. Ele usa metáforas de soldado, atleta e lavrador para ilustrar a importância de não nos envolvermos em práticas que vão contra os princípios do Reino. Devemos nos apresentar aprovados diante do Senhor, buscando ser vasos de honra e evitando contendas. Em resumo, devemos moldar nossas vidas de acordo com o Evangelho, confiando na firmeza que encontramos em Cristo.

O terceiro conselho: baseado em 2 Timóteo 3:14, destaca a importância de permanecer firmemente ancorado no evangelho e no conhecimento adquirido sobre o Senhor, evitando buscar orientação em líderes humanos. Paulo adverte sobre aqueles cujo comportamento está em desacordo com os princípios do evangelho e encoraja a associar-se com pessoas que temem ao Senhor e vivem de acordo com seus ensinamentos. Ele enfatiza a necessidade de perseverar no caminho da fé, resistindo às tentações mundanas e renunciando ao pecado. Paulo alerta sobre os perigos de desviar-se dos princípios de Cristo e exorta os crentes a não olharem para trás, pois o Espírito Santo habita neles. Ele lembra que a verdadeira riqueza está em servir ao Senhor, e que Deus supre todas as necessidades de seus filhos. Em suma, Jesus é suficiente para sustentar e satisfazer os crentes.

O quarto conselho: baseado em 2 Timóteo 4:2-4, enfatiza a importância de pregar a Palavra de Deus de forma clara e verdadeira, sem adornos ou manipulações. Deus cumpre suas promessas para aqueles que permanecem fiéis a Ele, e Sua Palavra é a fonte de segurança e proteção para a igreja. Paulo destaca que não são as palavras dos pregadores que garantem as promessas de Deus, mas sim a própria Palavra divina, que é infalível. Ele encoraja os crentes a viverem de acordo com a Palavra de Deus, demonstrando através de suas vidas a presença do Espírito Santo. O objetivo é pregar de tal maneira que se destaquem como testemunhas autênticas de Cristo, refletindo a vida de Jesus em seus corações e sendo reconhecidos como escolhidos no meio da multidão.

Lembre-se: o evangelho não é conforto, é cruz, é vida nova, é crucificação da carne, dos desejos, é vida comandada pelo Espírito Santo. Portanto, seja equilibrado, suporte os sofrimentos a fim de engrandecer o nome Dele.

Guarda o evangelho

Sofra pelo evangelho