Felizes os que choram | Série: Conquistando a verdadeira felicidade.

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 04/06/2024

“[...] Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.”

Mateus 5:1-12

 

A bíblia mostra que durante a vida pública de Jesus, à medida que Ele andava as pessoas à sua volta eram curadas. E em certo ponto, o evangelho de Mateus nos narra Cristo falando no monte e entregando as 8 chaves das bem-aventuranças. É esperado que, ao segui-las, seremos confrontados, mas o propósito é bom, pois nos conduzirão ao melhor desta Terra e, posteriormente, à eternidade!

No estudo do último domingo falamos sobre a primeira delas, “bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles pertence o Reino dos Céus”. Que, de forma resumida, mostra que aqueles que não tem prazer em características espirituais mundanas, como arrogância, presunção e competitividade são os bem-aventurados que herdarão o paraíso. Aqueles que aceitam perder para não prejudicar ou afastar os outros dos caminhos de Deus.

A segunda parte do estudo, que abordaremos agora, é sobre o trecho “bem-aventurados os que choram, pois serão consolados”. O que podemos aprender deste ensinamento? Por que chorar ou passar por momentos difíceis pode ser bom e fazer parte do plano de Deus para nós?

Jesus nos traz a poderosa mensagem de esperança, de conforto e de alívio. Mostrando que Deus está presente para consolar qualquer coração aflito. Todos precisamos entender que ninguém estará isento de sofrimento nesta vida terrena, e às vezes o sofrimento será tanto que nos levará a perder tudo, é inevitável.

 

Se agarre em Jesus, é Ele que te sustenta! Ele tem o socorro, tenha confiança Nele!

 

Mas devemos crer que tudo isto tem propósito. Muitas vezes perdemos a chance de chorar diante dos pés de Deus, um direito maravilhoso dado a nós. Lembre-se, quando vem a dor e a tristeza, quem pode lhe consolar? A resposta é, somente o Senhor. Aproveite este momento, também, para pedir a Deus o favor e o entendimento sobre aquilo que você está passando.

É preciso mostrar os sentimentos a Deus, e isto fica claro pois Jesus nos informa que aqueles de coração vulnerável, sensível e que se permitem ser tocados serão aqueles que serão, de fato, consolados e chamados mais para perto. Não seja autossuficiente, você depende inteiramente e integralmente do Senhor!

 

O Senhor nos sustém com a Sua mão! Devemos crer que Ele nos sustenta!

 

Às vezes o choro é inevitável, e é neste momento que Deus quer se mostrar presente. É claro que podemos contar com pessoas próximas, mas a solução somente poderá vir dos Céus. Cristo enxugará suas lágrimas, dando entendimento e esperança.

 

O choro pode durar uma noite, mas na manhã, Jesus estará com você e, então, surgirá a sua alegria!

 

Quando não choramos pelas nossas dores e não confessamos elas a Deus, geramos doenças para nós mesmos. Nos tornamos amargos e ressentidos, não conseguiremos identificar as coisas boas, e nos faltará gratidão. Não podemos anestesiar nossas emoções, pois se isto acontecer, não ouviremos a voz do Senhor.

 

Felizes os quebrantados como Davi, que choram pelas suas fraquezas, conhecem e admitem os seus limites diante de Deus.

 

A felicidade, segundo nosso mestre Jesus, é uma emoção que depende de nós mesmos e não de outras pessoas ou circunstâncias. Ela é construída no nosso interior, moldada através da luta e da sensibilidade de um coração que chora diante de Deus. Vem de um coração obediente, conformado e disposto a servir!

 

O Senhor quer aumentar a participação no comando do nosso coração, Ele anseia por nos consolar. Você tem permitido e chorado aos pés de Cristo? Reflita nisso, e que Deus o abençoe!

 

Versos citados:

 

  • Mateus 5:1-12
  • Salmos 126:5-6
  • João 16:33
  • Salmos 37:23-34
  • Salmos 30:5
  • Salmos 84:5-12
  • Isaías 41:10
  • Apocalipse 7:17
Compartilhe em suas redes sociais