Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 06/06/2024
"[...] Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.”
Mateus 5:1-12
A verdadeira felicidade proposta por Jesus, sobre a qual vamos aprender nestes oito domingos da série, é contrária àquela que o mundo oferece, pois não é encontrada em coisas terrenas ou em ganhos materiais.
O cidadão do reino de Deus é aquele que defende exclusivamente os méritos de Jesus Cristo e não os seus próprios méritos, pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Em Jesus estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. O cidadão do reino de Deus também é aquele que se curva diante da Sua grandeza, do Seu senhorio e da Sua santidade, aquele que entende a Sua majestade e O posiciona como tal, reconhecendo a Sua glória e a Sua graça, aquele que sabe falar e clamar dizendo: "Salva-me, Senhor" e que humildemente clama a Deus em oração.
A vida pública de Jesus começou próximo ao mar da Galiléia, onde Ele começou a nos ensinar a essência da vida cristã, a qual está registrada nos capítulos 5 a 7 do livro de Mateus. Nesses ensinamentos, Ele nos dá o direcionamento para sermos felizes. Não estamos sozinhos, pois o Espírito Santo nos capacita para viver essas primícias que Jesus nos dá. Se formos obedientes a Deus e respondermos ao Espírito Santo da forma que Ele deseja, ao final dessa série de bem-aventuranças, seremos diferentes e viveremos a verdadeira felicidade.
Felizes são os humildes, os submissos, os que obedecem, os que se curvam, os que pedem perdão, os que servem, os que respeitam, os que ajudam, os que prestam honra aos outros e os que amam ao próximo.
Um coração submetido à soberania do nosso próprio EU é aquele que não encontrou a verdadeira felicidade. É estranho para nós entendermos isso porque olhamos com os princípios desta terra, mas mesmo com toda a nossa altivez, não conseguimos ser felizes. Achamos que conseguimos sobreviver com nossas próprias forças e nosso próprio entendimento, mas percebemos que não conseguimos encontrar em nós a humildade e bondade para viver a felicidade que só Jesus nos dá.
Há uma meta, um processo, que todos nós precisamos seguir, e está nos frutos que o Espírito Santo dá sobre aqueles que aceitam Jesus, os que vivem Sua grandeza e vivem de acordo com o Seu Espírito. Cristo nos ensina que o último estágio do cristão é viver a humildade, ou seja, lavar os pés do próximo e seguir o exemplo de Cristo. A humildade é um ganho a longo prazo, é praticar os frutos do Espírito e viver a plenitude da felicidade.
O sobrenatural de Deus e a graça misericordiosa são cedidos a nós através de jejum, quebrantamento, oração e entrega. Só quando temos uma vida de adoração, oração, quebrantamento e devoção, vivemos o sobrenatural de Deus. O sobrenatural de Deus nos muda por completo!
O reino de Deus é daqueles que são humildes, que entendem que são pecadores e que são carentes da glória de Deus. Deus se opõe aos orgulhosos, mas não resiste aos quebrantados e humildes de coração.
Versículos citados: