Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 26/06/2024
“[...] Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus[...]”.
Mateus 5:1-12
Quando Deus fala: “felizes os puros de coração” Ele já sabe que isto é uma premissa para as manifestações do Senhor, contudo sabemos que nós humanos somos ruins e logo pedimos, “Deus purifica o nosso coração” (Mateus 5:8)
Deus não é um executor para te julgar o tempo todo, pelo contrário, Deus está com flores te aguardando com perdão e com amor. Não confunda pureza do coração como perfeição, não! A perfeição é do Senhor, a pureza do coração é ser simples, que verdadeiramente se entregue a Ele, e somente o Espírito Santo pode entregar essa pureza, os puros de coração tem uma amizade sincera com Deus. (Provérbios 22:11)
Deus ama a verdade. Quando você ama a verdade, desfrutando da verdade, vai gerando o temor do Senhor, se torna amigo e com Ele conta seus segredos. A pureza interna é demonstrada em atos externos. Esta é uma palavra aos hipócritas, por fazerem para outros verem, não falam de coração, fazem para conquistar algo em seu favor.
Primeiro preciso resolver o meu interior. A verdade precisa prevalecer. O hipócrita tem uma máscara externa escondendo suas mazelas internas, a hipocrisia é uma consequência direta de sua soberba e arrogância. Os humildes seguidores de Deus procuram cumprir as Leis do Senhor.
A alegria do Senhor é nossa força. Quando o verdadeiro cristão é avisado de que está fazendo algo de errado, ele se esforça para corrigi-lo imediatamente. Esta bem-aventurança é de dentro para fora, se atentando à Palavra de Deus e as transformando em prática, querendo a total dependência do Pai (Lucas 9: 23–24).
Os puros de coração são aqueles que fizeram a opção de viver no caminho do Senhor, mais amigo de Deus, mais sinceros e até que se decida não viver mais em pecado (1 João 3:2-10).
Quem não pratica a justiça não procede de Deus, e a justiça é a verdade. Passamos por provas, pois ainda estamos em um corpo natural, mas o que diferencia um crente é que ele não admite permanecer assim no pecado. “Eu não admito permanecer na miséria do pecado e, se lá eu chegar, eu vou pedir a Deus que tenha misericórdia, pois eu quero caminhar para um coração puro.” Esse deve ser nosso pensamento, nosso querer diário, ter um coração puro.
As bem-aventuranças são uma sequência para a verdadeira felicidade. Ninguém consegue ter um coração puro, sem ser humilde, sem antes chorar, sem antes sermos pobres, sem antes sermos misericordiosos. Jesus nos faz essa proposta de caminhada, uma vida aqui na terra para manifestar nosso desejo de escolha. Ele nos dá maturidade para caminhar nesse processo de santificação e decidir todos os dias viver debaixo dos Seus preceitos.
Jesus quer nos levar a uma conquista espiritual da verdadeira felicidade. Os pobres de espírito entram no reino dos céus agora; os que choram são consolados agora; os humildes de coração recebem o seu direito de possuir a terra agora; os que têm fome e sede de justiça são saciados agora; os de coração limpo têm o privilégio de ver Deus agora, com os olhos da fé.
Agora temos o privilégio de vê-lo nas nossas ações, no resultado das nossas exterioridades da nossa vida, mas daqui a pouquinho vamos vê-lo face a face.
Versículos citados:
(Mateus 5:8)
(Provérbios 22:11)
(Lucas 9: 23-24)
(1 João 3:2-10)