Pastor Claudivan Passinato.
Publicado em 02/07/2024
Versículos base: Atos 16:26-32
O capítulo 16 de Atos é perfeito para meditarmos em momentos de indecisão ou que não sabemos para onde ir. Aproveite para ler em família, pois é um verdadeiro guia para nós, demonstra a preocupação de Deus conosco e revela o que está na nossa frente, mas não vemos. Por mais adversa que uma situação seja na nossa vida, nosso Senhor tem o poder de revertê-la, basta confiarmos.
Na ocasião relatada nos versículos 27 a 32, Paulo e Silas estavam na prisão, porém Deus os libertou e providenciou que o carcereiro, que estava apenas cumprindo seu trabalho, encontrasse-os. Depois de conversar com eles e perceber o que havia acontecido, o carcereiro percebeu que era ele o verdadeiro prisioneiro.
Podemos muitas vezes reconhecer a nós mesmos na figura do carcereiro, pois agimos corretamente com as leis, com ética na nossa vida, família e em nosso trabalho, cumprimos tudo que está previsto para nós de acordo com as leis dos homens. Porém, é possível que estejamos dormindo, aprisionados pela vontade de Satanás e não pela vontade de Deus. É nesses momentos que teremos a oportunidade de acordar para a verdadeira vida, como o carcereiro fez.
O que o capítulo 16 relata, também, é a jornada que Deus incumbiu a Paulo e Silas. Eles eram os líderes e receberam a ordem do Senhor para ir à Grécia. Lá se depararam com pessoas e organizações que falavam coisas que não eram da vontade de Deus. Eles expulsaram demônios, falaram em favor de Deus, apresentaram o evangelho para aquelas pessoas e por isso foram feitos prisioneiros pelas lideranças judias lá presentes, sendo torturados e amarrados.
Foi neste contexto que o carcereiro foi levado a conhecê-los, e lá ouviu sobre o nome de Jesus. Naquele lugar ele acordou e viu que apesar de fazer tudo certo segundo a vontade dos homens e aprisionar aqueles que eram acusados, ele era o verdadeiro prisioneiro. Deus interveio e despertou o homem por meio das boas-novas anunciadas por Paulo e Silas.
Será que você está realmente acordado ou dormindo, como o carcereiro estava? Como está o seu relacionamento com Deus?
E como Deus acordou o carcereiro? Atos 16:26 nos revela que a prisão foi atingida por um terremoto e suas portas foram abertas. Deus utilizou de um fenômeno natural, que muitas vezes é visto como uma tragédia por nós, para libertar o carcereiro. Foi necessário algo tremendo para buscar a vida daquele homem, assim como às vezes é necessário que algo ruim aconteça para permitir que algo bom aconteça na nossa vida.
Após o terremoto e a prisão aberta, com prisioneiros livres, o carcereiro teme pelo que aconteceu e tenta tirar a própria vida. É então que Paulo o encontra e impede que isso aconteça; logo após ele fala das boas-novas ao carcereiro e o faz despertar para a glória de Deus. Assim muitas vezes acontece conosco, pois o Senhor usa pessoas abençoadas para nos conduzir e nos despertar!
Ao acordar do sono, a primeira coisa que o carcereiro viu foram as celas abertas. Assim acontece para nós, pois depois do despertar é que Deus nos mostra as portas abertas. Quem desperta do sono, quer luz! Ao acordarmos, precisamos sair da escuridão, pois é isso que nossa alma nos pede!
Isto é verdade para nós e foi verdade para o carcereiro pois, ao se ver desperto e envolto em escuridão, o homem conhece Jesus, que é farol para aqueles que estão sob a sombra da morte.
E então precisamos nos fazer a mesma pergunta que o carcereiro fez a Paulo e Silas: “Senhores, o que devo fazer para que seja salvo?” (Atos 16:30). A resposta para essa pergunta tem o poder de mudar o nosso destino, nos conduzindo a eternidade, mas isso só é possível se tivermos a humildade que aquele homem teve. Então, pergunte-se:
Quais são as áreas da sua vida em que você precisa ser salvo?
Versículos citados: