Pastora Camila Paloschi.
Publicado em 16/07/2024
"Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”
2 Timóteo 3:14-17
Jesus não morreu na cruz para que tivéssemos uma vida de tristeza ou para que Satanás reinasse em nossos lares. Ele morreu para que pudéssemos ser Seus soldados!
No entanto, o amor de muitos está esfriando! Precisamos refletir para entender se isso está acontecendo conosco também. Quando Ele tocou em nossas vidas e nos deu tudo, recebemos o Seu amor... Estamos agindo de acordo com o amor que Ele nos deu?
O amor esfriou porque não temos lido e estudado a palavra do Senhor. O primeiro lugar em que Deus fala conosco é pela Sua palavra. Tudo o que vem em nossa imaginação e mente precisa ser confirmado pela palavra dEle! É lá que conhecemos como Ele caminha, qual é o Seu padrão; é lá que somos corrigidos, admoestados e aprendemos. Estamos cheios de opiniões e doutrinas humanas, porém elas não podem tomar o lugar da sã doutrina!
O cristão verdadeiro é aquele que lê a Palavra e a transforma em atitude! A Palavra de Deus precisa se transformar em carne.
A Palavra de Deus é rica em grandes profundidades. Ela nos ensina e faz rever os nossos comportamentos. Se não colocamos em prática o que Jesus ensinou, estamos apostatando da fé e, com isso, vamos esfriando aos poucos, sendo o maior sinal disso a falta de amor!
Existem pesquisas que indicam que a maioria dos evangélicos não lê a Bíblia. Quem não lê a Palavra não conhece o Evangelho, não é corrigido e anda fora dos propósitos, questionando-se o “porquê” das coisas…
Mas para que ler a bíblia? Converter-se?
Quanto mais nos aproximamos da Palavra, mais parecidos com Jesus nos tornamos; quanto mais nos afastamos da Palavra, mais parecidos com o mundo ficamos…
A Palavra é o que nos alimenta. Quando buscamos novos ensinos (o que Paulo nos orienta a não fazer), nos afastamos da Palavra. Quando a igreja se transforma em algo humano, o Espírito de Deus não habita mais lá.
A Palavra de Deus se volta para o ensino; ela quer nos ensinar algo, nos instruir para sairmos do império das trevas e encontrarmos a Sua luz. Ela nos ensina a viver em amor, para que não vivamos mais como pessoas do mundo, mas vivamos em amor e compaixão, abrindo mão da nossa vontade para que a vontade do Senhor prevaleça.
A verdadeira felicidade está nas estações da nossa vida. Pensamos em coisas, pessoas, festas… mas a verdadeira felicidade é estar apto para fazer a boa obra de Cristo.
A Palavra de Deus, além de ensinar, também repreende. Somos criados em uma cultura da terra e precisamos nos moldar às condutas do céu. Repreender não é uma acusação, mas uma correção. Ser amado não é ser apoiado, é ser corrigido. Se quisermos ser corrigidos por Deus, precisamos ler a Palavra.
Compreender a correção é amadurecer. Cabe a cada cristão prezar pelo amadurecimento de toda a igreja. Quando em dificuldades, precisamos aceitar a disciplina do Senhor.
A Palavra também nos instrui na justiça: amar a Deus e honrar o próximo. A justiça própria dominou a mente de muitos cristãos. Porém, aquilo que parece justo aos olhos dos homens nem sempre é aos olhos de Deus, que prega o “perder para ganhar”. Colocamos muitas vezes na justiça humana o que Deus poderia trabalhar em nós…
Temos justiça própria quando criamos um padrão ético e moral de acordo com o nosso entendimento; quando criamos um mecanismo de compensação (erros e acertos para nos justificarmos); quando criamos um ritual, um procedimento para sermos aceitos; quando temos compulsão por merecimento e perfeccionismo; quando temos compulsão mais pelo fazer do que pelo ser; quando temos compulsão pelo exterior; quando temos manchas de desprezo e julgamento no coração; quando temos manchas de mágoa no coração; quando temos mancha de arrogância em nosso coração; quando nos tornamos incorrigíveis em razão do nosso orgulho.
Mas por que ser ensinado, repreendido, corrigido e instruído na justiça de Deus? Porque, sem isso, não seremos aptos a realizar a Sua boa obra: anunciar as boas novas de Jesus pelo mundo!
Versículos citados:
2 Timóteo 3:2-5
Mateus 24:10-12
2 Timóteo 3:16-17
Efésios 5:1-2
Provérbios 9:9
Marcos 2:13
Provérbios 13:18
Hebreus 12:4-8
Hebreus 12:11
Romanos 10:3-4
Efésios 2:10
Isaías 61: 1-3
Efésios 5:26