Pastora Camila Paloschi
Publicado em 30/07/2024
“[...] Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou a sua mulher. Boaz teve relações sexuais com ela, e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho. As mulheres disseram a Noemi: ― Louvado seja o Senhor , que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel! O menino dará a você nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que é melhor do que sete filhos para você! Noemi pôs o menino no colo e passou a cuidar dele. As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: ― Noemi tem um filho! Deram-lhe o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi”.
Rute 4:13-17
Ao lermos alguns capítulos anteriores, vemos que, quando Boaz se casou com Rute, ele deu um novo propósito à sua vida. Naquele tempo, uma mulher viúva era considerada sem esperança, sem utilidade aos olhos dos outros. No entanto, ao olharmos de forma sobrenatural para a história de Rute, percebemos claramente o papel de Cristo em Boaz, o Resgatador. Quando nos entregamos a Cristo, Ele nos resgata de uma vida sem propósito e nos dá uma vida em abundância.
No Novo Testamento, o Resgatador é aquele que resgata com um preço, e Jesus derramou Seu sangue para nos resgatar. Boaz resgatou os sonhos e propósitos da vida de Rute, a resgatou de uma vida medíocre, sem esperança. E de onde o Senhor nos resgatou?
Quando somos resgatados, celebramos, pois encontramos a verdadeira vida!
Embora tenhamos discursos de bondade, olhos de piedade e ações de amor, muitas vezes não somos totalmente de Cristo. Achamos que somos luz, mas em nossas casas e no trabalho ainda somos trevas, pois o que realmente pertence ao reino do amor é o fruto do Espírito (Gálatas 5).
Algo em Rute mudou! Ela não seria mais conhecida como moabita, mas sim como esposa de Boaz. Quando ela se casou com Boaz, tudo o que era dele se tornou dela; houve uma verdadeira intimidade. Da mesma forma, quando nos entregamos a Cristo, tudo o que é Dele se torna nosso!
Não se trata apenas de parar de fazer algo; trata-se de transformar a nossa vida, e isso só o Médico dos médicos pode fazer.
Quando conectamos nossa vida com Cristo, geramos frutos do céu. Quando estamos no reino da luz, conquistamos aquilo que já está preparado para nós. Precisamos fazer uma aliança com Cristo, abandonar nossa vida de "solteiros" e nos casar com Ele.
Jesus nos oferece vida em abundância, amor, cura, uma vida nova, mas muitas vezes não conseguimos acessar essas bênçãos porque estamos presos aos nossos próprios desejos e vontades. Não abrimos mão de coisas pequenas para receber o grande de Deus. Todavia, quando entregamos nossa vida a Jesus, passamos a experimentar o melhor desta terra, a andar, agir e pensar de forma diferente, ganhamos uma nova postura: a postura de filhos do Reino!
Quando iremos assumir uma postura e decidir que quem governa nossa vida é Jesus? Querendo ou não, Satanás veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus veio para nos dar a vida!
Quando Rute se casou com Boaz, ela assumiu a postura de uma mulher de um homem bem-sucedido. Ela mudou suas vestes e suas ações; da mesma forma, devemos assumir uma nova postura quando aceitamos a Cristo (Colossenses 1:10-14). Fomos resgatados e ganhamos novas posições por direito.
Quando casamos com Cristo, nos tornamos "[...] geração eleita, reino de sacerdotes, nação santa, povo que pertence a Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes, vocês não eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam" (1 Pedro 2:9).
Decida hoje viver o novo de Deus, de assumir a postura do Reino do amor e de viver como Filhos de Deus.
Versículos citados:
Rute 4:13-17
Colossenses 1:10-14
1 Pedro 2:9