Jesus para ansiosos

Pastor Tiago Chagas
Publicado em 20/08/2024

Versículos base: Lucas 12:23-32

 

Vamos conhecer uma face de Jesus que acalma o mar, que acalma os ventos e que nos leva a um novo nível de fé.

Atualmente, vivemos uma pandemia de ansiolíticos, onde o uso dessa medicação foi banalizado, como se fosse moda ter qualquer tipo de problema emocional. Contudo, Jesus tem uma vida plena para nos oferecer. Não estamos falando de resistência à medicina, mas sim, de uma resposta bíblica para todos os problemas, acreditando em uma ferramenta especial para a cura de uma nação.

Por muito tempo, eu disse que as doenças da ansiedade são o mal do século. A tecnologia contribuiu muito para este cenário. Entretanto, é verdade que as doenças emocionais são, de fato, um mal, mas não exclusivamente do século. Quando vemos Jesus tratando desse tema há 2.000 anos com tanta veemência, e isso sendo repetido nas cartas de Paulo e Pedro, entendemos que a ansiedade não é apenas um mal do século, mas sim um mal da humanidade. Para compreendermos os efeitos da ansiedade no ser humano, é importante que conheçamos quem somos e quem é Deus.

A ciência, especialmente a antropologia, oferece um olhar sobre o estudo das emoções. Porém, como cristãos, devemos buscar essas respostas na Bíblia. Conceituando a ansiedade, podemos dizer que ela nos coloca mais no futuro do que no presente, sempre no 'e se acontecer?', 'e se?', um excesso de futuro. Outro significado para a ansiedade seria: saudade de si. Como assim? Um trauma ou uma fissura na identidade que nos leva a adotar atitudes diferentes para manter certas relações, resultando na perda de princípios e valores. Isso cria uma incongruência, fazendo com que vivamos de uma forma que não reflete quem realmente somos, perdendo nossas referências.

Jesus quer que você viva uma vida plena e abundante, mas não é possível viver uma vida com Ele estando quebrado e traumatizado.

A ansiedade é a tentativa de exercer um controle absoluto, buscando corrigir as consequências do passado e preocupando-se com o futuro. Somos assim, nós, seres humanos. No entanto, não podemos viver desse jeito, transformando isso em um estilo de vida. Jesus tem uma palavra para edificar nossos pensamentos.

Quando Deus criou Adão, ele era pleno e perfeito. Sua vida era tão boa que quem percebeu a necessidade em Adão foi o próprio Deus, que então criou uma ajudadora. Tudo o que Adão conhecia era Deus, e isso lhe deu uma visão de bondade; tudo era bom. Mas Deus deu uma ordem: não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal. Adão já conhecia o bem, mas, ao desobedecer, passou a conhecer o mal e, com isso, sentiu medo. Suas emoções mudaram. A ansiedade é prever a possibilidade do mal e não poder fazer nada contra ele, tentando controlar o mal e sabendo que ele pode acontecer.

Ao sermos ansiosos, tememos o mal, mas o mal pertence a Satanás. No fundo, essa nossa atitude de permanecer com medo e ansiosos revela que duvidamos do caráter de Deus. Será que Deus é capaz de me ajudar? Como Jesus disse: "Por que temeis, homens de pouca fé?" No final das contas, somos incrédulos e duvidamos do poder de Deus, e isso é pecado.

 

Nós não estamos no estado normal, mas estamos sendo redimidos!

Redenção para nossas emoções!

Eu não confio em quem não conheço, conheço a Deus!

 

Primeira dica para eliminarmos a ansiedade: Existe cura emocional? Sim, existe, e ela se encontra na busca por Jesus. Com uma vida espiritual poderosa, buscando o conhecimento de Deus, aprendemos sobre Sua providência, que sustenta todas as coisas por Sua palavra poderosa.

Confie que, por trás de todas as coisas, está a mão paterna de Deus. Os caminhos e os pensamentos do Senhor são maiores que os seus; confie no sustento do Senhor. Quem dorme em paz tem o coração de Abraão. Deus tem um plano, Ele é meu amigo e proverá, pois a misericórdia já está preparada para você, antes mesmo de você ser criado. Deus, pelo Espírito Santo, está comprometido em criar Jesus dentro de você.

Segunda dica: Muita oração - troque o remédio todos os dias por joelhos dobrados diariamente. Ore, ore, ore. Fale com Deus para que haja paz em seu coração.

Receba a alegria do alto, do Espírito Santo, e a paz que excede todo entendimento.

 

Versículos citados:

2 Coríntios 7:5 

Mateus 26:36-39

Mateus 8:26

Hebreus 11:6

Gálatas 5:22-23

Hebreus 1:2-3

Lucas 12:32-34

1 Pedro 1:18-19

Hebreus 1:9

 

Compartilhe em suas redes sociais