Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 23/10/2024
A cada culto que fazemos ao Senhor enchemos nosso copo com água limpa e “acumulamos” um relacionamento sublime com o Espírito Santo! No entanto, muitas vezes damos mais valor ao dinheiro do que aos nossos filhos, às esposas, às nossas família e ao nosso tempo com o Senhor!
Josafá foi um homem exemplar em quase tudo! Ele viveu 930 anos antes de Jesus Cristo e reinou em Judá, cuja capital era Jerusalém. Foi filho de um rei muito comprometido e temente a Deus, chamado Asa. Josafá reinou 25 anos e teve uma vida dedicada a cumprir a vontade de Deus.
Em 2 Crônicas 17 temos a história de Josafá. Ele era exemplo de temor ao Senhor, um homem quebrantado que, porém, tinha o seu lado humano, como todos nós. Ao mesmo tempo em que vivia uma vida dependente de Deus, também caía em erros e enganos que custavam muito caro. Josafá teve muitos acertos em sua vida, que o fizeram experimentar o poder sobrenatural de Deus, entre eles:
O temor do Senhor é o que nos fará humildes e acelerá nosso caminho para a santidade! Ser íntegro, verdadeiro, requer a criação de uma “cultura” em cada um de nós. Satanás nos ataca quando buscamos uma vida íntegra, em situações “menores”. Josafá reiterou que era importante ser íntegro em sua vida e ensinou ao povo a necessidade de se voltar para o Senhor, o Deus dos seus antepassados.
Josafá também admoestou os juízes que nomeou, deixando claro que deveriam servir com fidelidade e coração íntegro, no temor do Senhor, caso contrário Sua ira poderia recair sobre eles (2 Cr 19:4). Após receber um grande milagre, Josafá e o povo ergueram suas mãos e ficaram adorando a Deus.
Porém, Josafá cometeu muitos erros. O primeiro deles foi, aos poucos, deixar-se levar pela feitiçaria de Jezabel e Acabe, construindo relacionamento e casando seu filho com a filha deles. E, assim, Josafá entrou no pecado do jugo desigual - um fundamento bíblico, que acontece quando há uma união espiritual errada, entre um crente e um descrente. São alianças feitas entre pessoas de crenças diferentes. No caso de Josafá, após casar seu filho, decidiu guerrear contra outros povos em aliança com Acabe (que foi morto na batalha).
Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? (2 Co 6:14).
Em um segundo momento, Deus mostrou o jugo desigual quando todos os navios feitos por Acabe e Josafá naufragaram. Nossas lutas se originam de alianças em jugo desigual. Após tudo isso, um homem de Deus questionou se Josafá estava correto em ajudar ímpios e manter-se no jugo desigual. Josafá foi um homem íntegro na maior parte do tempo, porém sucumbiu às tentativas de Satanás e pecou.
Hoje, você é convidado a refletir: está seguindo os acertos ou os erros de Josafá?
Versículos:
2 Cr 17
2 Cr 17:6
2 Cr 17:9
2 Cr 19:4
2 Co 6:14