O valor do "partir o pão" de Jesus

Pastor Ademir MIliavaca
Publicado em 26/12/2024

Versículos base: Lucas 24:13-35.

 

É no partir do pão que Jesus se revela a cada um de nós; abre os nossos olhos. Há coisas que conseguimos resolver por conta, mas há outras que precisamos da injeção direta do Espírito Santo em nossas mentes. E é no partir do pão que Jesus nos convida a perseverar, que Ele nos chama para voltar. Muitas vezes na angústia de melhorar ou por uma questão de fraqueza de fé não conseguimos perseverar. Mas Jesus sempre vai nos buscar, vai nos convidar a ter uma vivência plena!

Foi o que aconteceu com os discípulos que foram para Emaús, em Lucas 24. Jesus percebe que os discípulos estavam tristes, decepcionados com o que tinha acontecido com Ele. Mas, ao receber o pão, seus olhos se abriram. 

Algumas situações acabam por nos afetar, por diminuir o nosso termômetro da fé, mesmo sendo fiéis crentes em Jesus. Hoje estamos aqui para cear e ao partir o pão os nossos olhos estarão abertos.

Nesta história há alguns pontos importantes com os quais podemos aprender:

1. Esses dois homens estavam no caminho errado! Deveriam permanecer no corpo, em Jerusalém, mas tiveram uma decepção e permitiram se conduzir ao isolamento. A decepção deve nos manter em unidade! Esses homens estavam precipitadamente abandonando o barco, pois tinham dúvidas sobre a ressurreição de Jesus, mesmo tendo presenciado tantos milagres. A nossa vida precisa ser baseada na fé! 

Precisamos entender que sem fé vem a decepção, o desânimo, a tristeza. Estar com os olhos abertos é um desafio constante para cada um de nós, para evitarmos essas tristezas e a erosão da fé. Não podemos abandonar o lugar onde devemos aguardar pelo agir de Deus. É preciso pagar o preço pela nossa fé!

2. Não conheciam suficientemente Jesus! A bíblia não fala quanto tempo esses homens conviveram com Jesus, mas que eles presenciaram todos os tipos de milagres, sinais e maravilhas, ouviram seus sermões, porém não O reconheceram, pois não tinham tido uma experiência verdadeira com Jesus. Precisamos ter uma experiência pessoal e verdadeira com Ele. Por não terem isso e pela sua incredulidade, esses homens não reconheceram a Jesus. Eles não conseguiam ver Jesus como o Senhor e Salvador, mas como um “milagreiro”. 

Conhecemos Jesus de ouvir falar ou de realizar curas e sinais na vida de outros, mas nem sempre vivenciamos na nossa vida. Por isso andamos descrentes, decepcionados e ainda não o conhecemos como Senhor e Salvador. Em Jó, 42:5, Jó fala de seus olhos espirituais. Satanás roubou tudo de Jó, menos Deus, pois Jó o conhecia.

3. Além de não conhecerem a Jesus, esses homens não se conheciam. Quando nos conhecemos, temos o mesmo posicionamento de Davi em Salmos 51:17, sendo humildes e arrependidos. Mas expectativas erradas nos frustram e rompem com a nossa confiança. Deus sempre vai nos dar a palavra que precisamos ouvir e não aquela que gostaríamos de ouvir! Aqueles homens depositaram a sua esperança em algo que Jesus não ia fazer e não havia prometido. Jesus tinha algo muito melhor e maior para cada um de nós: o perdão de nossos pecados e a vida eterna. 

Ao partir do pão, Jesus quer ser nosso amigo, não apenas prestar favores. A maioria de nós só quer os milagres de Jesus, mas não Ele. Nós podemos pedir e clamar por nossos problemas, mas antes precisamos abrir nossos olhos para conhecê-lo e adorá-lo em Espírito e em verdade. Precisamos ter fome de Jesus, ser apaixonados por Ele! Só isso nos traz a fé inabalável, que muda as nossas vidas. 

Analisando sua vida hoje, você pode dizer que conhece e busca verdadeiramente a Jesus pelo que Ele é?

Compartilhe em suas redes sociais