Maturidade para herdar uma promessa

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 26/12/2024

Versículos base: Gálatas 5:22-23

A descrição do fruto do Espírito Santo listado em Gálatas 5:22 é a bússola da vida cristã. Por isso a maturidade é essencial para herdarmos uma promessa! Deus é graça pura e esse tesouro chamado maturidade nos prepara para a herança maior, chamada salvação eterna. A maturidade se propõe a nos habilitar a receber essas promessas, preparar o terreno para Deus semear em nós as suas promessas. É fundamental ter determinação e zelo na busca pela maturidade. 

         A fidelidade é essencial para manifestarmos a maturidade. Obedecer às leis da bíblia é a demonstração do caráter humano. Honrar a autoridade que foi imposta na nossa vida, pagar o preço de um compromisso, são comportamentos que foram se degradando no agir do ser humano. Fidelidade significa ser digno de confiança, agir sempre de maneira correta, consistente, perseverante. A pessoa fiel é a que podemos colocar a nossa fé, é a que não temos medo de que nos engane e nem desiluda. 

          Deus é nosso maior exemplo de fidelidade, Jesus é a personificação dessa qualidade do caráter do homem.  A base da nossa fidelidade a Deus é nosso amor por Ele. Deus mostra a Sua fidelidade a quem a Ele é fiel. Quando obedecemos, somos fiéis em nossos compromissos e estabelecemos esse traço do nosso caráter, Ele cuida de nós, nos orienta e nos abençoa. Deus na bíblia promete recompensa eterna a quem é fiel a Ele até o fim. 

          A bíblia, portanto, é recheada de bons exemplos de pessoas fiéis. Deus é um Deus fiel e cumpre com o que prometeu. Calebe foi o servo e escudeiro bom e fiel de Josué, que foi definitivamente importante na conquista da terra prometida pelos hebreus. Em hebraico Calebe significa cão fiel; ele foi escolhido como um dos doze a espiar a terra prometida, sendo que ele e Josué foram os únicos que trouxeram notícias boas sobre a terra. 

O segredo de Calebe era a perseverança, a fidelidade inabalável. Ele foi um líder militar corajoso, um grande exemplo de fidelidade e espera vitoriosa, 40 anos esperando a promessa. Nós justificamos nossa infidelidade, quando não devíamos! O segredo de Calebe foi sua perseverança na fidelidade, foi sua confiança em Deus em meio às dificuldades e adversidades.

Maturidade não existe sem fidelidade, as dificuldades de chegar na montanha da maturidade são oportunidades para amadurecermos. Estamos prestes a iniciar um novo ano e precisamos trabalhar nossos comportamentos; é hora de estabelecer novos propósitos. A perseverança na fidelidade foi o grande segredo na vitória de Calebe e isso nos ensina que temos que ser pacientes, perseverantes, persistentes nas nossas lutas diárias, mesmo quando as coisas parecem impossíveis. A confiança em Deus sustentou a espera de Calebe. 

A coragem é uma convicção importante, acreditar em si mesmo e em Deus pode nos ajudar a superar nossos medos. Busque sua herança com garra, porque ser fiel é uma decisão essencial para a vida. Não existe uma aliança que seja satisfeito só do seu lado, é preciso abrir mão de algumas coisas para que a aliança se mantenha firme, assim é com Deus também, precisamos renunciar coisas para o agrado de Deus. 

Você está pronto para renunciar àquilo que prejudica sua aliança com Deus?

Compartilhe em suas redes sociais