Apropriação da salvação pela fé

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 08/03/2025

Versículo base: João 6:35-40 / 47 / 51 / 53-59

 

O Evangelho de João é a essência da apresentação do Filho de Deus como Cordeiro Santo. Os outros evangelhos, chamados sinóticos, já existiam, circulavam pela igreja há mais de 40 anos. Já o evangelho de João foi escrito como uma reação de João, provocada pelo Espírito Santo na sua mente, contra os ataques de agnosticismo. João tinha o propósito de demonstrar que Jesus era o Filho de Deus e nos levar ao ápice da fé.

Quando estamos na religião, temos escamas nos olhos e não conseguimos ver a realidade; sempre que o contexto permitir, devemos interpretar a Bíblia literalmente, entretanto, a fala de Jesus acerca de “comer da sua carne e beber do seu sangue” não era literal, mas sim metafórica acerca do relacionamento que Ele deseja ter com cada um de nós. Significa que sua carne e sangue são o sacrifício de seu corpo quando Ele morreu por nós na cruz; significa a expiação do pecado feita pela sua morte em nosso favor. Jesus falava de redenção, que foi conquistada por Ele tendo oferecido seu próprio corpo. Jesus é o sacrifício, é a expiação e é a redenção eterna quando o experimentamos pessoalmente.

Somente quando tomamos posse pela fé de que Jesus realmente pagou por nossos pecados e é nosso Remidor e Senhor conseguimos O experimentar. Comer o corpo e beber o sangue de Jesus é permitir que seu próprio coração seja ocupado, invadido, tomado pelo Espírito Santo. Enquanto não permitirmos esse senhorio, permaneceremos com nossos questionamentos, enquanto o Senhor aguarda por nós. É preciso ter intimidade com Jesus.

Nossa intimidade com Jesus deve permitir que Ele seja o Senhor em todas as situações, ainda que existam renúncias. Comer de Sua carne e beber de Seu sangue é uma forma metafórica de dizer que o verdadeiro dom da vida de Deus é apropriado pela fé. Quando nos alimentamos de Jesus, bebemos do seu sangue na intimidade e nos colocamos no seu jugo amoroso, seremos imbuídos desta integração com Jesus. 

Porém, ninguém pode comer por outra pessoa. Comer é um ato pessoal. Da mesma forma, ninguém pode “crer” em nome de outra pessoa. Aquele que experimenta Cristo e se apropria d’Ele pela fé tem a segurança da vida eterna.

Jesus propõe que cada um de nós nos apropriemos de Sua palavra. Precisamos ir para Jesus, crer n’Ele e nos apropriarmos d’Ele pela nossa fé.

É necessário ler a palavra e praticá-la. Nós praticamos a palavra ao realizarmos a comunhão da ceia, ao cultivarmos nossa intimidade, participarmos de retiros… isso nos torna integrados a Cristo. Precisamos correr para Jesus, parar de questionar, deixar de endurecer nossa cerviz e nos voltarmos para Ele.  

Com isso, a decisão de seguir Jesus não irá gerar aplausos humanos. Mas ser cristão é um teste de fidelidade; uma vida com Jesus não é sucesso na terra, mas uma aprovação do céu para nossa jornada. Busque Jesus em sua vida e Ele mudará a sua história.

Você já experimentou Jesus verdadeiramente e se apropriou do verdadeiro dom da vida de Deus pela sua fé?

Compartilhe em suas redes sociais