Ser cheio do Espírito Santo (parte 1)

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 28/03/2025

Versículo base: João 14:26

        Deus Pai projetou enviar a nós Seu Filho para que fôssemos perdoados e para que ganhássemos a promessa da vida eterna. Em seguida, o próprio Filho disse que enviaria Seu Espírito. Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo são um só na Santíssima Trindade e, assim, se fazem presentes dentro de nós quando recebemos Jesus em nosso coração e declaramos que Ele é nosso Salvador. A Bíblia menciona o Espírito Santo cerca de 600 vezes. O avivamento pessoal depende de sermos cheios Dele, e nossas escolhas dependem da sujeição ao Espírito Santo.

        Precisamos abrir nosso coração para que Ele entre e nos ensine todas as coisas. A Bíblia chama o Espírito Santo para estar ao nosso lado, como Aquele que defende e protege. Ele é o Conselheiro para a defesa, nosso Advogado, Ajudador, Consolador e Fortalecedor. Esse é o Espírito Santo paracleto, nosso intercessor, descrito como inteligente, possuidor de vontade, Aquele que ensina, guia e fala.

       Há três pecados na bíblia que não seria perdoado:

  • Blasfemar contra o Espírito Santo;
  • Não perdoar;
  • Fazer pouco caso de Deus; 

      Na criação do mundo, o Espírito Santo já estava presente. Ele inspira a criação, e Jesus é gerado pelo Espírito Santo em Maria. Somos racionais e tendemos a não crer no que não vemos, sendo mais responsivos ao que podemos ver e tocar. Mas o Espírito Santo é real, vivo e habita em quem ama e obedece a Jesus. Sua missão é testemunhar sobre o Filho e nos ajudar a seguir o caminho cristão. A terceira pessoa da Santíssima Trindade coopera com o Pai e o Filho desde o início da criação, buscando nossa salvação.

      O Espírito Santo tem o poder divino de nos purificar, gerar em nós o verdadeiro arrependimento e nos santificar, a fim de nos preparar para habitar na presença do nosso Pai. Ele regenera, reaviva e reanima o nosso espírito. Você não será capaz de viver tudo o que o Senhor tem para você se escolher caminhar apenas com sua própria força e habilidade. Precisamos nos mover em espírito. A mentalidade da carne busca apenas o prazer do agora e leva à morte, mas a mentalidade do Espírito conduz à vida e à paz. 

Precisamos decidir se alimentamos nosso espírito ou nossa alma. O Espírito Santo nos ajudará à medida que O buscarmos e pedirmos Sua presença. Ele começa a nos encher no momento em que permitimos. Ele não nos forçará, mas gentilmente nos ensinará a desejar Sua presença e a caminhar voluntariamente em Sua direção. Precisamos buscar um posicionamento se desejamos ser cheios do Espírito Santo. O Seu habitar e agir em nossas vidas depende totalmente da prioridade que damos a Ele em nosso dia a dia.

  Ele quer falar conosco individualmente e anseia que investimos tempo de qualidade com Ele. Deseja que estejamos cheios e transbordando, sendo dominados pela Palavra de Deus e assumindo nosso lugar como filhos de Deus. Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Quanto mais somos dominados pela Palavra, mais o Espírito nos conduz. Somos sarados pelo fruto do Espírito e, ao manifestá-lo, também manifestamos os dons, talentos, a unção do amor e, assim, aprendemos a amar o próximo e a Deus sobre todas as coisas. Submeter-se totalmente ao domínio do Espírito é conceder uma autorização celestial para que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida.

O Espírito Santo, muitas vezes, nos levará a campos de batalha, a lugares de crescimento e a experiências que desafiam nossa fé, promovendo nosso amadurecimento espiritual. O deserto, os desafios, os confrontos, o reconhecimento dos nossos erros e as batalhas não representam a ausência do Espírito Santo, mas são testes de fé. Tudo, tanto no espiritual quanto no natural, acontece pelo poder do Espírito Santo. Satanás não pode ter acesso à nossa vida quando estamos cheios do Espírito Santo.

 

Compartilhe em suas redes sociais