Pastor Rudy
Publicado em 21/06/2025
Gênesis 41:39-52
José sonhou e, ao compartilhar seus sonhos com seus irmãos e pai, foi repreendido. Muitos de nós, da mesma forma, temos sonhos que muitas vezes enterramos por diversos motivos da vida. Porém, aquilo que Deus planejou para a nossa vida irá acontecer! O nosso futuro está no Senhor!
José não podia sonhar dentro de sua casa, mas, mesmo assim, era um escolhido de Deus. O Senhor estava com ele (Gênesis 39:2). Perseguido por seus irmãos, após receber uma túnica colorida de seu pai, enfrentava dificuldades. Há muitas pessoas que vivem cabisbaixas, tristes, carregando dores ocultas. No entanto, mesmo em um ambiente adverso, José, por estar em comunhão com Deus, era abençoado em tudo o que fazia.
Após ser vendido por seus irmãos, José foi trabalhar para Potifar, um eunuco, que não podia gerar filhos. Sua esposa começou a perseguir José, que resistiu todos os dias à tentação. Mais uma vez, as vestes de José o colocaram em problemas: primeiro, sua túnica foi retirada por seus irmãos; agora, fica na mão dessa mulher. Muitos de nós ainda carregamos pecados e dores de nossa família, porém isso precisa ser repreendido e quebrado em nossas vidas.
Após esse episódio José foi preso e, mesmo na prisão, continuou sendo reconhecido por sua integridade e bondade. A nossa condição não pode mudar a nossa identidade em Deus. A nossa convicção em Deus deve ser inabalável, pois são os sonhos Dele! Foi Ele quem nos chamou. Ainda na prisão, José interpretou os sonhos do Copeiro e do Padeiro e pediu que se lembrassem dele; no entanto, apenas dois anos depois, quando Faraó teve sonhos que ninguém conseguia interpretar, o copeiro finalmente se lembrou de José, que foi chamado para se apresentar diante do Faraó.
Ao interpretar os sonhos de Faraó, José se tornou o governador do Egito e recebeu o nome de Zafenate Panéia, que significa “abundância de vida”. Recebeu uma esposa e com ela teve dois filhos:
1) O primeiro, Manassés, que significa “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai”.
O excesso de passado gera depressão; o excesso de futuro, gera ansiedade. Mas se estamos convictos do presente, fortalecemos nossas relações, pois não sabemos quando teremos isso novamente. Somos responsáveis pelo nosso presente!
Deus trabalha sempre com algo novo, com restituição! Se ainda temos dores, precisamos posicioná-las diante do Senhor. Deus não remenda, Deus faz novo!
2) O segundo filho de José foi Efraim, que significa “Deus me fez prosperar na terra onde eu tenho sofrido”.
José entendeu que tudo que conseguiu veio do Senhor. Precisamos entender que tudo é mérito de Deus em nossas vidas. Nossa esperança deve estar no Senhor, naquele que vive! Nosso Salvador está vivo!
Precisamos ressignificar. Jesus ressignificou a história do mundo. A mesa de Jesus não tem a ver com perfeição, tem a ver com corações verdadeiros e remissão. Ele é o remidor da nossa história.
Você está pronto para ressignificar a sua história e voltar a sonhar?