Não andem ansiosos por coisa alguma

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 09/09/2025

Versículo base: Filipenses 4:6-7

A ansiedade nos traz diversos sintomas, entre eles alguns físicos, como tremores, dores, suores… ela é o “mal do século” e quase todos já sofremos com isso. Muitos se perguntam se há cura e temos na Bíblia a resposta, em Filipenses 4:6-7:

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. 

Isso significa que precisamos disciplinar a nossa alma para que entre no descanso do Senhor. Deus não irá arrancar a ansiedade de nossas vidas; Paulo ensina que precisamos entregá-la a Deus, disciplinadamente, crendo que Ele irá tomar conta dessa situação.

É necessário que deixemos o controle para o Senhor! Isso nem sempre é fácil, pois queremos manter o controle de tudo - e isso nos gera ansiedade. Nós pensamos que temos propriedade para assumir o senhorio de nossas vidas, não permitindo que Jesus seja o Senhor de nossas vidas.

Só poderemos entregar a nossa ansiedade a Deus se formos capazes de confiar plenamente Nele.

Uma vida que prioriza a intimidade com Deus em oração, súplica e gratidão resulta em uma vida em paz. Essa vida é incompreensível para as pessoas que estão no mundo.

Em Isaías, temos que Deus guardará em perfeita paz aquele que confia Nele. Sendo assim, a ansiedade é um fruto da nossa pouca fé!

Ao ler sobre os homens que foram os primeiros mártires da fé, temos Martinho Lutero. Lutero foi contra alguns aspectos capitalistas da igreja, como, por exemplo, valores cobrados para o perdão, mesmo sem arrependimento genuíno. Por isso, muitos acreditavam que ele seria condenado à morte.

Nesta situação, Lutero passou a noite em claro orando e suplicando, como ensina a palavra. Esse já era um costume em sua vida e, naquela noite, ele venceu a guerra contra seus inimigos, prostrado no chão. No outro dia, com sua fé reforçada, ele conseguiu argumentar, convencer seus algozes e se livrar da pena.

A oração é a mais importante prática da vida cristã. É o meio que Deus utiliza para transformar as ações mais estressantes em paz.

Lutero aprendeu isso com Paulo, que era um imitador de Jesus (1 Co 11:1). Jesus nunca teve ansiedade. Ele disse que era “manso e humilde” (Mateus 11:29). A alma descansada nas mãos de Jesus não tem ansiedade.

A fórmula para enfrentarmos a ansiedade é a blindagem! Precisamos blindar as nossas vidas para, quando Satanás mandar suas flechas de ansiedade e angústia, não sermos atingidos. Essa blindagem se dá por meio da oração!

O melhor remédio que podemos tomar para curar a ansiedade é confiar Nele, descansar Nele e orar com Ele, priorizando tempo diário de intimidade com Ele.

Compartilhe em suas redes sociais