A verdade sobre o filho de Deus

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 31/10/2025

Versículo base: Lucas 23:1-25

Quando Jesus iniciou sua vida pública, começou a ser perseguido por fariseus. Enquanto Jesus pregava amor, os fariseus pregavam uma religião que oprimia as pessoas. Naquela época, o povo estava submetido ao império Romano, que, ademais, cobrava pesados impostos. Naquela época havia religião, mas não havia temor do Senhor. 

Hoje, infelizmente, ainda falta temor. Sem Deus não há paz, nem sabedoria. Porém ainda há muita dúvida, ainda se discute a verdade do Filho na pessoa do Senhor Jesus. Seguimos, hoje, justificando nossos erros e fugindo de confrontos, encontrando desculpas e justificativas. 

O julgamento de Jesus deveria ter terminado no terceiro dia em que Ele ressuscitou, porém ele segue sendo julgado ao longo dos séculos. Alguns julgam com cuidado, outros, sem qualquer pudor, levam Jesus ao banco dos réus todos os dias. São pessoas que não entenderam nem aceitaram as palavras de Deus. 

Precisamos fazer uma reflexão: quem é o filho de Deus para mim? Qual é a minha verdade sobre o filho de Deus?

Há personagens na Bíblia que tiveram comportamentos que ainda hoje reproduzimos. Alguns são como Pôncio Pilatos, que entendem a verdade, mas se recusam a aceitá-la; evitam mudar de pensamento, não querem assumir a responsabilidade e, com isso, perdem a autoridade de “crentes”; muitos, como ele, preferem ser politicamente corretos ou “empurrar” a responsabilidade para os outros, como ele fez com sua esposa, por exemplo.

Outros são como Herodes: superficiais e orgulhosos, pensando somente em si. Assim como ele, quem age assim perde o entendimento acerca da verdade da palavra de Deus. A verdade sobre Cristo se perde na busca pelo próximo bom momento.

Ainda, há pessoas como a esposa de Pilatos: aceitam que as declarações de Jesus são autênticas, leem e escutam a palavra, porém juntamente com diversas outras doutrinas religiosas. Aceitam essas declarações como autênticas, são crentes, mas acreditam em diversas outras coisas. As pessoas sabem muito sobre Deus, mas parecem conhecê-lo pouco.

Por fim, muitos são como a multidão irada no julgamento de Jesus. As massas têm o poder de celebrar a calúnia e a mentira, pois contaminam e distorcem a verdade; por isso, muitas vezes, precisamos nos afastar para ouvir a voz de Deus. Deus espera que tenhamos as nossas convicções em relacionamento profundo e individual com Ele, a ponto de não nos deixarmos influenciar pelas multidões. Hoje, milhares de pessoas estão sendo enganadas. Mas precisamos ter a verdade do Filho de Deus enraizada em nossos corações.

O que você tem feito com a verdade sobre o filho de Deus?

Compartilhe em suas redes sociais