Transição: como ser eficaz de um ciclo para o outro

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 30/11/2025

Versículo base: Colossenses 3:1-3

Transicionar faz parte da vida daquele que anda com Deus. No antigo testamento, o Senhor mostra como se relaciona com seus filhos e sempre que Israel estava bem, estava no movimento certo de transição; quando Israel perde as janelas de transição, encontra-se dando voltas no deserto.

Houve uma transição da saída do Egito, mas não bastava apenas isso: era necessário entrar na Terra Prometida. Neste caminho, Israel perdeu o foco para a transição. Ele estava em movimento, mas apenas movimentar-se não basta. É necessário estar no caminho certo. Por isso, é necessário ser eficaz de um ciclo para o outro. 

Toda transição traz desafios, pois não é apenas a passagem de uma fase para a outra, mas um crescimento, a conquista de novos projetos, sonhos e realizações. É necessário preparar-se para a sua mudança de ciclos. 

Existem alguns obstáculos para essa mudança:

  1. É difícil deixar o passado para trás: quando nos prendemos ao passado, não conseguimos receber o novo. Para recebermos o novo, precisamos nos libertar do passado. Existem coisas novas para nós! Os planos de Deus para o futuro é muito maior que tudo o que já vivemos. Deixar o passado para trás é um ato de fé. 
  2. É difícil deixar ir: as pessoas que conhecemos podem preferir viver com quem éramos do que com quem nos tornamos; muitos se afastam porque se sentem pressionados a mudar de hábitos. As pessoas querem uma religião para viver e não um reino para possuir. 
  3. Você não entende completamente sua nova temporada: muitas vezes no momento de transição nós mesmos não entendemos muito bem. Nesta fase estamos no limiar para a mudança de fase, nas fronteiras do nosso destino. Não estamos mais na última fase, mas não entramos na nova. É necessário confiar, pois Deus revela e dá orientação quando oramos e obedecemos. 
  4. Você não pode depender de sua sabedoria natural ou recursos para ir para o próximo nível: a Terra prometida é diferente do deserto e do Egito; os caminhos de Deus são superiores aos nossos e dependemos Dele para alcançarmos as promessas. Tudo é uma questão de confiança/dependência.
  5. Nós vamos suportar um maior nível de pressão na transição: novas estações trazem novas responsabilidades e com elas um maior nível de pressão. Toda evolução traz mais desafios e responsabilidades; eles aumentam quando alcançamos novos graus de influência e podem gerar um desejo de voltarmos atrás. Porém, a cada novo nível Deus fornece graça e força para caminharmos e perseverarmos. Caminhamos, oramos e obedecemos e Deus cuida e nos fortalece! A transição é um momento transformador! Aproveite os desafios pois eles fazem parte do seu treinamento! Se Deus nos separou para algo, Ele irá nos preparar para isso. 
  6. Na transição, precisamos de pessoas: há pessoas egoístas, que sempre buscam benefícios e prêmios. Querem usar a igreja ou mesmo Deus para a sua própria agenda. Precisamos de pessoas diferentes dessas para nossa transição. 

Somos frutos das transições que vivemos e muitos outros frutos virão por aquelas transições que ainda iremos viver!

 

Compartilhe em suas redes sociais