Marcos 1:9-13 Lucas 4:1-13
Estamos vivendo um tempo onde Deus está nos mostrando sua soberania e o quanto somos pequenos.
Temos visto ainda dois tipos de cristãos neste tempo: os mornos, que estão se distanciando cada vez mais, e os que estão mergulhando mais fundo em Deus... cumprindo assim a palavra.
Em Tiago 4:7, temos uma fórmula que Deus nos deixa: sujeição, redenção, adoração, intimidade e relacionamento. Podemos ver claramente Jesus aplicando essa fórmula em todo o evangelho.
Jesus venceu à Satanás em 3 situações no deserto, justamente as áreas nas quais nós, humanos, somos mais suscetíveis:
-
Tentar agir como Deus modificando a realidade em benefício próprio. Satanás tenta Jesus exatamente onde ele está mais volúvel, assim também acontece conosco. Não podemos nos esquecer que Deus é soberano!
-
Adorar poderes e glórias humanas em lugar de Deus. Todos nós iremos enfrentar situações em que, ao invés de nos submetermos a Deus, tentaremos resolver com as próprias mãos.
-
Esperar a intervenção milagrosa de Deus sem qualquer alinhamento. Queremos o que Ele pode nos oferecer sem ao menos colocar em prática o que Ele pede em sua Palavra.
Na terceira tentação, Satanás usa a escritura para tentar Jesus, tirando trechos do contexto. O mesmo pode acontecer conosco. É necessário que tenhamos intimidade com as escrituras como um todo.
- 1 Pedro 5:8 - o Diabo é nosso inimigo. Ele trabalha de forma organizada com estratégias - circunstâncias ou pessoas - para nos derrubar e diminuir/acabar com a nossa fé.
Nenhum de nós está livre dos ataques do inferno. Há um mundo de coisas disponíveis para nos intoxicar nesse momento - negócios fraudulentos, poder, imoralidade sexual, etc. Quando nos rendemos a isso, perdemos o temos a Deus, e perdemos também a fé.
Assim como o processo de cozinhar um sapo, o demônio nos coloca na água fria e nos "cozinha" aos poucos até que estejamos mortos. Ele usará maledicências, fofocas... abrindo ilegalidades em nossas vidas até nos tomar por completo.
O diabo deixou Jesus até ocasião oportuna. Ele fará a mesma coisa comigo e com você. Se você pula da panela hoje, amanhã ele tentará te colocar na panela outra vez.
Para resistir a Satanás e afungentá-lo, Jesus tinha duas características principais:
Essas duas características são interdependentes. Não há como ser cheio do Espírito Santo se não gastamos tempo com a palavra; para meditar na palavra, é necessário ter o Espírito Santo.
O crente cheio do Espírito Santo ama a palavra e a pratica. Não se trata de rigidez, mas de liberdade no Espírito.
Se lemos a palavra e a conhecemos, quando Satanás chega para tentar nos seduzir, sabemos resistir a ele: "Satanás, está escrito..."
Não importa suas circunstâncias no momento, Deus quer te ver prostrado em oração... isso é o que mantém e frutifica a nossa fé.
Cada vez que eu digo "está escrito", esse golpe fatal afasta o demônio!
Pessoas cheias do Espírito Santo amam mais, são mais alegres, são bondosas, pacientes, têm fé, são mansas e humildes, fazem diferença por onde passam.
Pessoas cheias do Espírito Santo, que conhecem a palavra, exalam o perfume de Cristo!
Compartilhe em suas redes sociais