Protagonista ou narrador de histórias?

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 22/12/2021

Protagonista é aquele que realiza coisas que são visíveis aos olhos daqueles que o cercam, iniciativa e desprendimento são algumas das características de tal.
  • 2Reis 1
É o caso do profeta Elias, exemplo de protagonismo bíblico.
 
Batalhas contra profetas de Baal e de Jesabel, e entre outros feitos podem ser estudados, seu protagonismo era visto por todos que o cercavam.
 
Protagonizou uma história na vida de Elizeu, seu discípulo, do qual compreendeu os requerimentos para o protagonismo que Elias o ensinou; era sobre o esforço, a disciplina e a obediência a Deus.
 
A partir do ensinamento aprendido Eliseu recebeu a unção dobrada, da qual Elias era empoderado, pois era obediente a Deus e tornou-se protagonista.
  • 2Reis 8:5
Eliseu preparava Geazi como discípulo e assim manter o legado começado por Elias, porém seus olhos foram cegos pelas coisas efêmeras e o orgulho o tomou. Houveram situações que Satanás usou como oportunidade para tirar Geazi do chamado,  Geazi quis alimentar seu desejo carnal e tirar vantagem sobre acontecimentos.
  • 2Reis 5:19-22
O protagonista deve mais que tudo almejar ser íntimo de Deus.
 
Deus capacita aquele que propõe-se a tornar protagonista, seu espírito dever ser íntimo a Deus, o protagonista é orientado, ensinado e forjado diretamente por Deus.
 
Precisamos entender que não somos nós que fazemos, a capacitação vem de Deus.
 
Geazi deixou de ser protagonista da história para ser narrador da história. Falamos muito e protagonizamos pouco ou nada.
 
Precisamos renovar nossa aliança para receber capacitação de Deus, não podemos optar por uma vida egoísta por uma vida altruísta.
  • Tiago 4:7
Devemos nos submeter a Deus e renunciar nossas vontades.
 
Todos os dias temos a chance de tornarmos protagonistas, cabe a nós escolher entre nossa vontade e a vontade de Deus.
 
Você está protagonizando a busca incessante do dinheiro, da fama e outras coisas efêmeras ou aquilo que é eterno?
 
O protagonista enfrenta todos os processos, desde os fracassos próprios até seu sucesso, para que o sucesso não se torne sua riqueza. O protagonista vive um crescimento constante, uma permanente transformação. Não viremos museu, que apenas vivem de História, vivemos de cicatrizes, que nos fazem crescer a toda batalha.
 
O protagonista vive o amor ao próximo, é semeador de sí, não para no tempo e está sempre aprendendo, ele honra, não vive de fofocas, é frutífero, cumpre, compromete, se envolve.
  • Provérbios 1:7
A intimidade do protagonista tem seu princípio na sabedoria, não na sabedoria humana, mas de Deus. O protagonista deve viver o temor de Deus para receber a sabedoria Divina.
 
 
 
 
 
 
Compartilhe em suas redes sociais