E Jesus, o que diz?

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 16/11/2022

VERSÍCULO BASE: João 8:1 -  11.
 
Jesus esta um dia após a festa das cabanas, uma tradição do povo de Israel - realizada até os tempos atuais - recomendada por Moisés, então Ele segue para a Sinagoga enfrentando a seguinte situação:
Após seguir para o monte das oliveiras e passar a noite para orar, ao amanhecer, Ele retorna ao templo e se reúne para ensinar o povo, e então, lhe trazem uma mulher que estava surpreendida em pecado de adultério, sugerindo então de que deveria, conforme a lei de Moises, que a apedrejassem.
Jesus então escreve no chão e em seguida levanta-se e dá a direção de vida a todos nós, a 1ª sentença: "Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela." (João 8:7).
Após analisarem a sua consciência, todos saíram daquele local deixando apenas Jesus e a mulher indagando a pergunta: "Mulher onde estão eles? Ninguém a condenou?." (João 8:10), ela o responde dizendo que ninguém a condenou, então Ele nos revela a 2ª sentença: "Eu também não a condeno, então vá e abandone a sua vida de pecado." (João 8:11).
 
A mulher foi pega em adultério e conforme a lei de Moises, ela deveria ser julgada. Então os homens tentavam de todos os meios colocar Jesus em situações comprometedoras afim de que Ele fosse julgado por seus atos, e então, no momento em que Ele se ajoelha e escreve no chão a mulher entende que ela estava de encontro com a verdade. Todos aqueles homens ao serem colocados diante de um espelho por Deus perceberam que eram tão pequenos e pecadores, pessoas que precisavam mais de Jesus do que aquela mulher.
 
Jesus então apresenta o julgamento que estava no coração daquelas pessoas, julgando a possibilidade de arrependimento  e mérito de castigo daquela mulher.
 
Então o que nós fazemos com as pessoas que chegam nas igrejas? Nós temos o habito de definir a vida da pessoa. Um processo que Jesus trata a arrogância do individuo, de nós como cristãos em estabelecer sentenças, juízos e criticas; quando nos achamos melhores que o outros sem ao menos olharmos para dentro de nós.
 
Mas Ele olha para nós, como olhou para a mulher, e nos mostra que independente do tamanho do nosso pecado, da ruindade do nosso coração somos curados e perdoados a partir da abundante Graça. Não é por cumprir a lei, por ser melhor que alguém, mas sim por conta de um arrependimento genuíno, trazendo um propósito de caminhar junto do Senhor, sempre olhando para o evangelho, buscando abandonar a vida de pecado.
 
Jesus não instituiu a salvação em conjunto porque temos o livre arbítrio, todos nós temos os nossos próprios caminhos, assim, Ele pode conhecer as nossas escolhas... por isso Ele nos questiona e apresenta que somos tão pecadores quanto o irmão ao nosso lado, nos mostra o que a religião faz conosco.
 
Jesus não esta falando de religião, mas sim de entendermos a adoração à Ele, instituindo a Graça alegando para não pecarmos, mas caso pecarmos, Ele é misericordioso suficiente para derramar Graça e esperar que você se recomponha junto dEle porque afinal este é processo: o arrependimento gera autoridade para pedir perdão, e, quando se pede perdão Ele é pronto.
 
Essa é a Graça de Jesus, se ninguém e nem você te condena é porque tens a convicção da pureza que esta dentro de você e que foi alcançado por ela. Então, é neste momento em que terás a sua salvação recomposta.
 
Jesus não nos dá uma licença para continuarmos pecando, Ele nos apresenta que sendo o único sem pecado não nos condena e apaga o nosso passado.
 
"Jesus é maravilhoso, é bondoso, traz graça para mim, para minha casa e para a minha vida."
 
"Na nossa vida nós somos muito parecidos com os acusadores, nós queremos que as pessoas sejam punidas por seus erros enquanto Deus quer que nós apenas nos arrependamos."
 
Nós, enquanto corpo de Cristo, devemos interceder, quebrar o julgo satânico sobre a vida daqueles que estão em pecado, buscar o coração do Senhor para que Ele mude as circunstâncias daqueles que precisam da salvação, e somente assim, é que os olhos se abrirão para o reino de Deus.
 
"Os homens julgam pelo passado, Deus olha para o teu futuro."
 
"Homens veem pela aparência, Deus vê o coração."
 
"Jesus conhece cada centímetro do nosso coração."
 
Em algumas circunstâncias nós somos muito parecidos com a mulher pecadora porque ela foi submetida a uma sentença, e, por muitas vezes nós conhecemos a vontade de Deus, sabemos que Ele existe, mas nós temos escamas nos nossos olhos, temos o nosso espirito morto dentro de nós.O arrependimento começa na humilhação do coração de cada um de nós e acaba passando  pelo processo de nascer de novo, fazendo com que a nossa vida termine reformada. Toda a vez que nós entendemos ou que temos uma oportunidade de entender, nós precisamos ceder a este entendimento. Só consegue  compreender aquele que nasce de novo.
 
 
Compartilhe em suas redes sociais