Neste sermão, Jesus explica que para sermos luz do mundo através de nosso testemunho, devemos estar em posição proeminente, somente assim poderemos mostrar aos outros a verdade através do que fazemos e o nosso louvor a Deus.
O pano de fundo desta parábola é uma típica casa da época que Jesus vivia, na Galiléia. As candeias eram as lâmpadas que iluminavam estas casas, e o velador o suporte onde a candeia era colocada para ocupar um espaço que esteja a mostra ao resto da casa.
A luz é símbolo da verdade.
Um cristão deve saber que não foi feito para estar debaixo de um cesto, pois através de Jesus a verdade lhe foi revelada e é de sua responsabilidade guiar e iluminar as pessoas ao seu redor.
Satanás mantém as pessoas prisioneiras no engano, na mentira e nos seus próprios prazeres. Enquanto Deus pede para que queimemos a nós mesmos no curto prazo e vivamos a felicidade da eternidade no longo prazo.
A luz também é símbolo de pureza.
Ela resplandece nas trevas e as trevas não podem prevalecer contra ela. As trevas escondem a impureza do pecado. A iniquidade se aninha sob as asas da escuridão, é neste ambiente que surgem coisas como adultério, roubo, assassinato e mentiras. Mas aonde a luz chega, ela vence as trevas, ela revela tudo que estava escondido, purificando e limpando.
A luz é símbolo de vida.
A presença do cristão é o que mantém a vida no mundo. É a partir do que somos que poderemos gerar novas vidas.
A luz é símbolo de direção.
Ela aponta a direção certa a seguir, pois quem anda na luz, sabe para onde vai e não tropeça.
A luz é símbolo de alerta.
Ela alerta sobre o perigo e avisa aos viajantes sobre a necessidade de cautela. Assim o cristão deve ser, proclamando ao mundo sua voz profética e avisando às pessoas sobre as consequências de sua vida com o pecado.
Jesus nos ensina, enquanto cristãos, que na busca da santidade e no caminho para a vida eterna, nós devemos ser instrumentos para que a luz do Evangelho possa dissipar as trevas e tirando do inferno os pecadores e transformá-los também em luz.
Os verdadeiros seguidores são aqueles que percebem, entendem e colocam em prática este chamado. Iluminam quem não está sob a luz da verdade. Se o cristão se esconder dentro da igreja, é como colocar a lamparina debaixo do cesto. Não guarde para você os princípios do Evangelho, resplandeça a verdade.
O cristão é o agente de milagres, sal da terra, luz do mundo, que leva o Evangelho da verdade para todas as pessoas que o cercam.
Muitos de nós queremos a nossa salvação, mas não queremos propagar o evangelho da luz. Resplandecer a luz de Cristo é testemunhar através das próprias boas obras, mostrar um coração humilde, altruísta e que saiba repartir.
E a luz do cristão, por sua vez, é o Espírito Santo. Pois ele revela quais ações tomar, quais caminhos seguir e onde buscar o que precisa na bíblia.
Compartilhe em suas redes sociais