Pastor Claudivan Passinato
Publicado em 07/06/2023
Versículo base: Josué 6:1-13
O livro de Josué é o primeiro livro dos 12 livros históricos, e narra a conquista do povo de Israel sobre a cidade prometida. Este livro, como um todo, tem muito a nos ensinar.
No aspecto pastoral, principalmente de uma igreja que completa tanto tempo de vida como a Igreja Casa do Oleiro, podemos tirar muitas lições. Assim como nos dias de hoje, discernir, entender e respeitar as lideranças é fundamental e tarefa de um cristão, pois é Deus quem a colocou ali.
Moisés recebeu a tarefa de liderar o povo e conduzi-los a uma terra de promessa. Porém, o caminho levou cerca de 40 anos para ser percorrido, e no percurso Moisés descobriu que o plano de Deus era que ele próprio não chegasse até lá, indicando outra pessoa para substituí-lo.
Moisés era um diplomata, a Bíblia descreve que ele passava dias inteiros ouvindo e orientando sobre os problemas de todos que o procurasse, porém, isto foi se tornando inviável pois eram muitas pessoas. Aqui podemos tirar a primeira lição, à medida que o corpo cresce, é necessário que outras pessoas se levantem e possam também ouvir e orientar, esta tarefa não deve ser de uma única pessoa.
Então, Moisés, um homem de muito estudo, indica Josué para este chamado de liderança, uma pessoa criada no deserto, sem escola e sem formação intelectual, ele tinha a personalidade de um general de guerra, pois passou por muitas dificuldades.
Ele também não tinha a mesma característica de diplomacia, por isso, esta escolha é surpreendente. Daí, podemos tirar a segunda lição, pois mesmo que não entendamos a liderança que Deus nos concede, isso continua sendo a Sua escolha. Assim, a tarefa do líder é entender os seus liderados, mas também é tarefa dos liderados entender suas lideranças.
Tanto o líder quanto o liderado, deve compreender, a fim de conquistar e não se fragilizar. O que Deus tem prometido a você, para que você conquiste, é um lugar real, físico, portanto não o trate como imaginário!
Outra lição fundamental é o saber ouvir. Como seria possível que a vontade de Deus fosse feita se Moisés não estivesse atento e ouvindo com humildade, sensibilidade? Todo surdo é mudo, ou seja, quando não ouvimos o que Deus está lhe falando, não temos capacidade de falar. Deus fala conosco através da Palavra, ou então usando alguém para trazer uma revelação, ou ainda por uma canção.
Precisamos, por fim, estarmos sensíveis para ouvir, mas também para executar o que escutamos com muita obediência! O que nos coloca dentro da terra prometida é a fidelidade, e o que nos tira dela é a rebeldia!