Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 07/06/2023
O que é a ceia do Senhor?
Corremos o risco de, também com a ceia do Senhor, como com outras coisas, transformar em uma “rotina simples”, algo do cotidiano, quando na verdade é a celebração de aquilo de mais importante que Deus fez por nós!
Precisamos ter um entendimento da Ceia do Senhor, e a cada mês avaliar a nossa intimidade com o Senhor. A Santa Ceia não foi criada por homens, ela foi criada por Jesus como uma ordenança!
Mateus 26:26-29
Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. Eu lhes digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai".
Ao lermos este versículo, fica claro o mandamento de Jesus!
A aliança da humanidade com Deus foi quebrada por Adão, depois tivemos o dilúvio com Noé e, com aquelas oito pessoas que ficaram na arca, a humanidade foi “renovada”. No entanto, novamente voltamos a viver em pecado e assim hoje vivemos um colapso moral! Em certo momento, uma vez que a lei não de Moisés era impossível de ser cumprida, Deus promete que enviará um redentor, um cordeiro santo para nos redimir e, assim, forjar a nova aliança com a humanidade.
Sendo assim, a Santa Ceia é um memorial do Santo Cristo para os seus seguidores, e que nos lembra não só o seu sacrifício na cruz para o perdão dos nossos pecados como também nos dá a esperança da vida eterna. A Santa Ceia é um memorial na forma de mandamento!
A Santa Ceia é para celebrarmos aquilo que Cristo fez por nós e entendermos de ser obedientes a ele para que possamos manifestar o amor como está em 1 João: “aquele me ama obedece os meus mandamentos”.
Existem motivos importantes para que participemos da Santa Ceia:
Os elementos da Santa Ceia são um pedaço de pão e um pouco de vinho (usamos suco de uva) e eles representam o corpo de Jesus e seu sangue. Seu sangue representa a nova aliança.
João 6:33
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
→ Quem pode cear? Não precisa ser membro de igreja; não precisa ter batismo; não há restrições de usos e costumes (roupa, maquiagem, abstinência…). Isso são coisas criadas pelo ser humano para se endeusar. Existe apenas um requisito: a confissão de fé, o reconhecimento de que somos pecadores e nosso arrependimento. Então, primeiro, crer que Jesus é o Senhor de nossas vidas e, segundo, arrepender-se dos nossos pecados.
1 Coríntios 11:28:
Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.
Tomar a Santa Ceia indignamente é fazê-lo sem entendimento!
1 Coríntios 11:29-32
Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.
→ Cada um precisa, portanto, examinar a sua vida! Entendemos o sacrifício de Jesus? Agimos de acordo com a Sua palavra?
1 João 1:9:
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
Noite de Santa Ceia é noite de confissão, noite para lembrarmos a vitória do Senhor sobre nossas vidas! Ele nos resgatou, nos deu uma nova vida! A Ele prestaremos contas! Devemos juntos celebrar a glória de Jesus, o amor de Deus e o que Ele pode nos oferecer!