É Deus um provocador?

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 29/09/2023

Versículo base: Êxodo 14: 21-27

Deus provoca a gente?

Quando pensamos sobre a libertação do povo de Israel quando saiu do Egito em direção a terra prometida, observamos algo incrível! Porque Deus não removeu o mar Vermelho diante dos hebreus? Afinal de contas, Deus é sobrenatural, tem poder para fazer qualquer coisa, não há limites para esse Deus. Então nos questionamos porque em seu tamanho poder Deus não abriu o mar de uma vez e libertou todo o povo hebreu para que logo passassem por ali rapidamente? Mas ao invés disso Deus foi provocando o povo para ele sair. No início Deus provocou um homem intempestivo, chamado Moisés, que antes de todas as maravilhas que conhecemos, foi um milagre de sobrevivência, educado no palácio do faraó e passados 40 anos Deus o chama de uma forma incrível, em uma situação trágica que o tornou um assassino, mas o levou para um encontro pessoal no deserto com Deus, através da sarça ardente.

 

E depois de dez grandes manifestações de seu extraordinário poder, através das dez pragas do Egito, o povo é autorizado pelo obstinado faraó a deixar a escravidão. Nas escrituras diz que Deus não deixou eles irem pelo caminho mais natural, ir pelos filisteus, mas os fez ir contra o mar vermelho seguindo atrá deles o Faraó, arrependido da decisão que tomou, mas não esqueçam, Deus estava presente, através de uma nuvem que os acompanhava e falando com Moisés, levou ele a crer em meio ao desespero e ao impossível, que o mar iria se abrir.  Entenda esse contexto, é exatamente assim que Deus age em nossas vidas, Ele nos provoca, e nos leva em lugares que temos que tomar decisões de fé, Ele nos leva a lugares que somos desafiados a exercer o crer, dar um passo sem saber onde vamos pisar.  

Quando Deus nos desafia a um milagre, Ele nos coloca um mar de problemas e nos diz: vai e toca esse mar, vá em frente! Talvez nós gostaríamos que Deus acabasse com o mar, mas Ele é muito mais sábio e sabe o que vai acontecer conosco, e então Deus abre um caminho no mar, é isso que Ele faz em nossa vida, como se dissesse a nós: os problemas continuarão a existir, mas permaneça a obedecer a mim e crer na minha fidelidade. E assim, Ele é fiel independente das circunstâncias que estejamos vivendo, do lado direito ou do lado esquerdo.

Vejam, se Deus deixasse o povo hebreu livre facilmente, Ele não os deixaria amadurecer, eles não iam ver a experiência, eles não iam ver a glória de Deus. Quando digo: Deus é um provocador, sim, Deus é um provocador, para que assim possamos ver a glória Dele. Assim, quando Deus nos desafia, nós temos a oportunidade de vivenciar o crescimento, a maturação e avaliar o quanto Ele nos ama, Deus vai nos provocar a provar a nossa fé.

O Senhor nos sustenta com sua mão forte, o mar não vai se fechar sobre nós, o Senhor não vai permitir, mas ele vai nos mostrar os problemas e derramar umas gotinhas de água, pois é assim que molda nosso coração. 

Como encaramos as provocações de Deus? Murmurando, como o povo hebreu antes de passar pelo mar? ou falamos: Eu confio no meu Deus! Devemos declarar continuamente, que não há mar que Deus não possa abrir. Não há mar de conflitos que Deus não possa resolver, não há mar de dores que Deus não alivie.

 

Não há mar de ofensas que Deus não possa cicatrizar, não há mar de perdas que Deus não  possa restituir, não há mar de um vazio interior que Deus não possa preencher. No mar de culpas, de traumas, de traições, de desilusões. Não há nada que Deus não possa abrir caminhos, não há sonhos que Deus não faça a parte Dele, não há propósitos em nossa vida o que o Espírito Santo não possa revelar, inspirar e nos ajudar, porque Deus não acaba com o  mar, mas Ele vai na frente abrindo os caminhos. Então Deus é um provocador! Ele vai te provocar o tempo todo.

O seu mar de problemas pode ser um ato de amor de Deus para que você se aproxime Dele, e te Ele abrace.

Na nossa vida tudo começa por uma entrega pessoal, uma entrega singular ao senhorio de Jesus.

Como está a sua fé? Não a deixe esmorecer!

 

Compartilhe em suas redes sociais