Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 15/12/2023
Nos tempos de Neemias o povo judeu havia voltado para Jerusalém, após um longo período de cativeiro na Babilonia. Neemias recebeu a notícias da vida miserável que seu povo vivia enquanto ele era copeiro do rei Artaxerxes, rei da Pérsia. A Partir disso ele ficou indignado e entristecido com essa situação e começou a orar a Deus, pois se preocupava com seu povo. Neemias compreendia que sua adoração a Deus, partia também de ajudar sua nação. Com sua explícita tristeza, o rei se comoveu e o enviou para auxiliar na reconstrução de Jerusalém.
Então, Neemias como um homem fiel, cumpriu sua palavra, e foi um líder exemplar em ensinar a palavra e restituir a fé do seu povo.
Neemias possuía um grande segredo, temor a Deus. Quando tememos ao senhor, Deus faz todas as coisas cooperarem para nosso bem, e é a partir desse entendimento, do temor ao Senhor e do agradar ao coração de Deus, que vem a alegria. Diante de uma vida íntegra, temos alegria em nosso coração. (Neemias 8:10)
Deus se alegra daqueles que não tem restrições em o adorar, em testemunhar o amor dele, de testificar a partir da santidade. O Senhor é amigo daqueles que dependem Dele. Então surge um questionamento, como faço para ser usado por Deus de forma poderosa e sobrenatural e viver com o segredo de Neemias?
1- Amar a Deus acima de todas as coisas
Quantas coisas são alvo do nosso amor aqui na terra? Mas será que essas coisas e pessoas têm roubado o lugar do Senhor no nosso coração?
Devemos compreender que nada pode ter um lugar maior no nosso coração que nosso Deus. Quando Cristo é o Rei no nosso coração as coisas deste mundo não afetam tanto nossas emoções, não nos abalam como antes. Só conseguimos colocar Deus acima de tudo entendendo o projeto da cruz e que tudo que Ele faz em nossas vidas possui um propósito superior a nós mesmos.
2- Temer ao senhor
Mais importante de tudo é a eternidade e por conta disso criamos um temor a Deus, pois Ele é o dono de todas as coisas, passamos a nos importar menos com a opinião desse mundo, que muitas vezes nos faz desobedientes a Deus. É o temor que estabelece limites na nossa vida e nos ensina a agradar a Deus (Provérbios 21:14).
3- Conhecer a Deus para confiar em Deus.
Devemos entender que a confiança floresce na familiaridade. Você só confia naquele que conhece. Nós só vamos conhecer a Deus a partir de uma vida diária de oração, leitura da palavra, comunhão e confissão de pecados. Precisamos de um relacionamento íntimo e único com o Senhor, pois cada ser humano é particular em sua forma de ser, portanto Deus tem uma forma única de se relacionar.
4- Obedecer
Submissão, é a forma que temos para glorificar a Deus, e sendo glorificado Ele libera bênçãos sem medida. Só se revela o nosso amor a Ele a partir da obediência (Tiago 1:22).
5- Intimidade
A vida de Intimidade produz semelhança com Deus. Nesse sentido, nós nos tornamos parecidos com quem adoramos, quanto mais tempo gasto com o Senhor mais semelhante nos tornamos a Ele.
É somente contemplando o Senhor diariamente, que os atributos de Deus vão sendo testificados em nosso caráter. A intimidade com o Senhor é um chamado para aqueles que o temem, e é ali que Ele nos revela sua aliança eterna. Quanto mais nós vimos Deus, mas Ele é visto em nós. Desvelar-se, retirar todas as máscaras, esvaziar-se, esse é o desejo do coração do Senhor para conosco, esse é o nível de intimidade que o Senhor deseja, pois Deus não convive com hipócritas, é diante do nosso coração nu, que Ele opera em nós.
6- Dependência total de Deus.
“O Senhor é a nossa força”, esse é o segredo de Neemias. A receita e o poder de Deus sobrenatural que carregava. Devemos confiar totalmente Nele, necessitar Dele para tomarmos decisões, consultá-lo a todo momento, Ele quem deve nos orientar. (Provérbios 3:15)
Neemias foi um homem comum, porém a sua dependência total ao senhor ele ser poderosamente abençoado. Você tem se alegrado no Senhor como Neemias ou ainda tem confiado mais na sua própria força e vivido da sua maneira?