Pastora Camila Paloschi
Publicado em 12/01/2024
“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;
Porque para Deus nada é impossível.
Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.”
Incrível é a forma com que o mundo para, durante uma noite, para celabrar o nascimento de nosso salvador, Cristo. É um momento que podemos, inclusive, reavaliar se estamos sendo como Jesus foi nesta Terra, e como filhos de Deus precisamos entender quem Ele é.
A forma com que Deus escolhe trazer o Salvador ao mundo é linda! Ele escolhe uma menina, acompanhada de um homem humilde, que não tinham nada além de uma manjedoura forrada de palha para receber o Senhor do mundo. Que características tinha Maria, para receber tamanha graça de Deus? E quais evidências para isto que nos são apresentadas na bíblia?
Primeiro, Maria conhecia as promessas e as profecias acerca da chegada do Messias, ela conhecia as Escrituras! Ela foi criada segundo os princípios e estava debaixo da Lei. Isto vinha de sua família, pois ela era prima de Isabel, que era casada com Zacarias, um grande sacerdote (Lucas 1:5-17).
O anjo revelou a ela algo que já estava em seu coração, então isto a deu confiança para que soubesse que aquilo era verdade e estava profetizado (Isaías 7:14)!
Porém assim como Maria, dadas as proporções, nós não entendemos por que certas coisas são incubidas a nós e por que tal responsabilidade nos é confiada. Contudo, diferentemente de Maria, nós não conhecemos profundamente as verdades da Palavra e isso nos faz ter atitudes mundanas para com estas responsabilidades.
Você precisa estar ciente que Deus enviará pessoas, sinais, sonhos e até mesmo anjos para anunciar as promessas para a sua vida, não ignore, tenha entendimento e temor, como Maria tinha!
A segunda evidência é que Maria acreditava, ela tinha fé! De nada adiantaria ter o conhecimento sobre as Escrituras se ela não tivesse uma relação de confiança com Deus (Lucas 1:39-45). Ela não deixou que seu medo e suas dúvidas atrapalhassem os planos de Deus, Maria tinha entendimento que aquilo era sua missão (Lucas 1:38).
Precisamos crer que tudo que foi revelado sobre nossa vida irá se cumprir. Crer em um Deus que tem planos para nossas vidas, sem fé é impossível agradar ao Senhor!
A evidência de que temos uma vida com Jesus é que, ao entrar no lugar onde habitamos e conviver com as pessoas próximas, trazemos alegria e paz! Se não carregamos o Espírito Santo, carregamos nossa própria carne, com todas as ambições, confusões e egoísmo. A evidência não está nas suas habilidades, nem mesmo em quão bem você ora ou evangeliza, mas no que você carrega consigo.
Tenha fé e se alegre, pois Jesus veio para nos salvar, e Maria cumpriu sua missão!