Você é sábio ou “sabido”?

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 17/12/2024

Versículo base: 

“Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie no seu próprio entendimento. Reconheça-o em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

‭‭Provérbios‬ ‭3‬:‭5‬-‭6‬ ‭NVI‬‬

 

Nas batalhas da vida acabamos ficando ansiosos, tristes e até desanimados com as situações que estamos vivendo. Queremos vencer essas batalhas e, para superarmos e melhorarmos os níveis de estresse e cansaço, acabamos fazendo as vontades da nossa carne. Usamos todas as alternativas que a nossa mente terrena conhece, ouvimos conselhos de terceiros, lemos livros e até lemos a bíblia, vamos em retiros, temos uma vida ativa de oração, mas na maioria das vezes não conseguimos baixar nosso nível de preocupação. Vivemos sempre preocupados com o futuro e devemos aprender a superar essa preocupação na palavra de Deus. 

Meditando nisso vamos entender alguns pontos desse versículo (Pr 3:5-6). Nosso Senhor nos ordena que nos lancemos completamente aos Seus pés - e devemos fazer isso de todo coração. Porém, muitas vezes queremos fazer as coisas do nosso jeito e acabamos nos apoiando nessas situações. Em meio a essas elas, devemos reconhecer e trazer à memória a presença e o conhecer de Deus, o controle de Deus. 

Ele tem uma promessa para nós: quando confiamos totalmente em Deus para lidar com determinada situação, Ele fará o serviço completo. 

1- Confiar

2- Não se apoiar

3- Reconhecer

4- Endireitar

Esses três primeiros pontos representam os mandamentos e a ordem de Deus para nós. E o quarto ponto é a promessa de Deus, como Ele irá reagir com as nossas ações. 

Ao praticarmos ações de confiar, de não nos apoiar em nós mesmos e ações de reconhecer o Senhor, Ele em resposta específica que a parte Dele para conosco é endireitar. 

Deus, nesse provérbio, está nos dando uma chave, tratando-nos com singularidade, mais uma vez nos convocando como criatura única que Ele criou. É preciso entender isso para que os propósitos específicos Dele caiam sobre as nossas vidas. 

Ninguém pode assumir a confiança de Deus por você, você quem tem que confiar em Deus.  Você é único e tem o privilégio de ser único, porém carrega a responsabilidade de ser único. 

A sua responsabilidade na sua circunstância é confiar com todo seu coração em Deus, recusar-se a se apoiar no seu próprio entendimento e reconhecer a Deus em todos os seus caminhos. 

Se eu confiar, Deus vai endireitar. 

Nós devemos confiar no Senhor sem reservas e sem hesitação, de todo nosso coração, da maneira que Ele possa intervir e assumir o controle da nossa vida. 

E isso é alimentado com a oração. Se não temos uma vida de oração, não conseguimos alimentar nosso espírito, que começa a se encher de dúvidas da verdade que é Deus. Oração é a chave. 

Precisamos ser sensíveis a estar preparados, pois a vontade de Deus é imprevisível, mas sabendo como vamos reagir. Ele tem os propósitos Dele para cada um de nós. 

Deus nos instrui mantendo os olhos Dele sobre nós. É preciso confiar independentemente das circunstâncias.  Deus precisa encontrar um depósito no seu coração; no momento do dia mal, no momento da crise, no momento da dificuldade é preciso que entendamos que isso é um armazenamento baseado em cima da oração. 

Precisamos ser pacientes, pois o plano de Deus está sendo revelado continuamente na nossa vida; precisamos nos preparar com jejum, oração, com confiança para que Ele possa endireitar o nosso caminho. 

Aquilo que nos trouxe a esse lugar que estamos agora faz parte do plano de Deus, mas ainda está em processo. Confie no Senhor de todo coração, não se apoie no seu próprio entendimento, creia, pois Deus faz coisas extraordinárias para chegar a um ponto de gerar no nosso coração a humildade que Ele quer gerar. 

Compartilhe em suas redes sociais