Quem não tem pecados?

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 19/12/2024

Versículo base: João 8:1-11

 

Sem o amor de Deus, nós não estaríamos aqui. No texto de João está escrito que Jesus não veio para abolir a Lei, mas para cumpri-la. Havia uma lei maior estabelecida por Deus, que só pela graça conseguiríamos cumprir: os Dez Mandamentos.

Em Mateus 22:37-38, Jesus nos apresenta dois fundamentos maiores que toda a Lei: amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. Contudo, acima de tudo, o amor é o maior. O amor precisa estar acima de todas as decisões.

Nós, como cristãos, precisamos ajudar a quebrar os jugos que aprisionam os pecadores, lembrando que também somos pecadores. É nosso dever estender o amor de Deus e apoiar aqueles que lutam para abandonar as coisas deste mundo.

Alguns ensinamentos que Deus nos dá através do texto de João 8:1-11:

  1. Jesus decidiu ouvir. E o que é maior que a Lei? O amor! O amor é o que faz toda a diferença.
  2. Todos somos pecadores. Guardamos dentro de nós os nossos pecados enquanto apontamos os pecados do próximo. Julgamos os outros, mas acabamos cometendo as mesmas falhas. É fácil julgar e condenar, mas difícil é amar. Precisamos aprender a ser mais como Jesus: olhar com compaixão e ensinar com amor. Quando tiramos os olhos de Jesus, começamos a enxergar os outros com julgamento, em vez da graça.

Todos que julgam o próximo acabam dizendo, indiretamente, que Deus é mentiroso, pois nos colocamos em um lugar de não pecadores, como se não tivéssemos falhas. Mas qual é a solução para tudo isso? A graça e o amor de Deus, que precisamos viver e colocar em prática por meio das nossas atitudes.

O sábio exala o perfume da misericórdia e da compaixão. Ele ajuda o próximo e espera pelo tempo do Senhor. Não devemos permitir que o mal entre em nosso coração. Devemos levar nossas razões e colocá-las aos pés de Jesus, pois a Ele pertence à justiça e o julgamento. A nós, cabe amar, ter compaixão e ajudar o próximo.

Quais são as razões que precisamos deixar de lado? Quais pensamentos precipitados temos sobre os outros? Que nesta semana possamos encontrar um tempo para refletir, ligar, e conversar com aqueles que ofendemos. Permita que o amor de Deus inunde o seu coração e transborde através da sua vida.

Em vez de sermos os primeiros a apontar ou condenar, que sejamos os primeiros a estender a mão e demonstrar o amor de Cristo.

Compartilhe em suas redes sociais