Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 26/12/2024
Versículo base: 1 Samuel 30
Quando passamos por dificuldades, acabamos sucumbindo a algumas situações. Porém, Deus nos compreende e nos direciona a ter mais intimidade com Ele para vencermos essas batalhas. Nós precisamos aprender a olhar para cima, a olhar para o Senhor, pois Deus nunca desiste dos seus filhos. Com Deus, não tem troca; Ele nos dá a vida gratuitamente.
Davi, por exemplo, enfrentou muitas lutas em sua existência na terra (lutas emocionais, físicas, entre outras). Houve dias de dor, perdas e muito sofrimento em sua vida. Ele viveu 17 anos de luta desde que foi ungido rei pelo profeta Samuel, mas perseverou graças à sua intimidade com Deus.
A passagem de 1 Samuel 30 narra a história em que os amalequitas levaram cativos as mulheres, os filhos e filhas de Ziclague, além de atearam fogo na cidade. Entre os cativos estavam também as duas esposas de Davi, e sua alma se angustiou profundamente por tudo o que aconteceu. A Bíblia relata que Davi e seus homens choraram em alta voz por causa disso.
No versículo 6, encontramos a solução que Davi descobriu: “Davi ficou muito aflito, pois os homens estavam amargurados por terem perdido seus filhos e filhas e começaram a falar em apedrejá-lo. Mas Davi encontrou forças no Senhor, seu Deus.”
Com isso, entendemos que nós temos apenas uma escolha: ou ficamos presos no sofrimento ou pedimos socorro a Deus. Devemos nos concentrar na frase chave do versículo 6: “Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor, o seu Deus”. O caminho para suportar as dificuldades da vida chama-se: “Palavra de Deus”. A Palavra é o manual que Deus nos deu, e nela, sempre há uma esperança nova.
Os dias sombrios e maus exigem moderação, bom senso, foco vertical, olhos fixos em Deus. Os dias maus pedem jejum, clamor, humildade, quebrantamento. Davi aprendeu isso no seu momento de luta. Deus proveu a Davi porque ele buscou refúgio em Deus.
As lutas que enfrentamos têm um propósito em Deus. Ele deseja ser glorificado por meio delas, através da nossa reação. Muitas vezes, não entendemos que precisamos olhar para Ele diante das dificuldades e acabamos murmurando. Contudo, Deus quer que compreendamos que, o tempo todo, Ele está atento a nós. Ele não está alheio ao que estamos vivendo. Às vezes, com as lutas que enfrentamos, Deus quer corrigir e transformar o nosso coração.
Quatro verdades bíblicas sobre lutas:
Deus não estabelece condições para falarmos com Ele, podemos nos aproximar d'Ele como somos e estamos; Ele espera somente um coração aberto. Nada pode nos separar do Seu Amor. As dificuldades são reais, os problemas são reais, mas o nosso Deus também é real. Precisamos olhar para Ele, pois é d'Ele que vem o nosso socorro.
Estamos buscando o Senhor em nossas lutas ou estamos sucumbindo a elas? De onde tem vindo o nosso socorro? Nós realmente estamos olhando para o Senhor mediante o nosso sofrimento?