Mula ou ovelha?

Pastora Camila Paloschi.
Publicado em 26/12/2024

Versículos base: João 10:27 e Salmos 32:8-9

Antes de entrarmos na ideia principal do texto, vamos relembrar a vida de dois reis na Bíblia: Rei Saul e Rei Davi. É interessante ver que cada nome tem um significado. Saul significa "Pedido de Deus", já Davi significa “Amado por Deus". Em ambos os casos, foram ungidos por Samuel. A diferença é que Davi foi escolhido por Deus, enquanto Saul foi pelo povo. Antes de ser rei, eles trabalhavam, e cada um lidava com um tipo de animal: Saul trabalhava com mulas e Davi trabalhava com ovelhas.

Os caminhos que os reis tomaram foram diferentes, refletindo diretamente seus corações e suas motivações. Saul agia e fazia de acordo com seu próprio eu, gostava do poder, era egocêntrico e buscava aquilo que agradasse aos seus ouvidos. Ele vivia por aparência e não por transparência. Já Davi, por outro lado, vivia para agradar e servir ao Senhor. Não fazia acepção de pessoas e era um homem segundo o coração de Deus. Mesmo errando e pecando, Davi demonstrou mansidão e humildade para reconhecer seus erros e buscar mudança. Essa distinção entre Saul e Davi se reflete também nos animais com os quais trabalharam, pois as características desses animais revelam muito sobre suas posturas.

A mula, com a qual Saul trabalhava, é um animal muitíssimo inteligente, mas teimoso e egoísta. Toda mula é estéril, não dá frutos. Ela não tem um passado, um futuro nem destino. Não é guiada nem ouve a voz de ninguém; precisa de rédeas e freios para seguir. Essa descrição se assemelha ao comportamento de Saul, que agia conforme sua vontade e frequentemente empacava diante da direção de Deus. Da mesma forma, às vezes, nós também paramos e empacamos como mulas, fazendo só o que queremos, sem nos atentarmos à vontade do Senhor.

Por outro lado, Davi, que trabalhava com ovelhas, refletia as características desse animal tão dependente do cuidado de seu pastor. A ovelha é o único animal terreno que não tem autodefesa. Ela é submissa, guiada por um pastor e facilmente realinhada quando sai do caminho. Produz lã o ano inteiro e, quanto mais tosquiada, mais produz. Além disso, a ovelha é produtiva por si só, não depende de outros meios. Ela gera outras ovelhas, cuida delas, é exemplo para as mais novas e as guia pelo caminho. Alegre e submissa, a ovelha conhece a voz do seu Pastor e O segue, assim como Davi buscava constantemente o Senhor em todas as circunstâncias.

Essa comparação nos leva a refletir sobre nossa própria postura diante de Deus. Muitas vezes, somos teimosos como mulas, temos dificuldade de entender nosso lugar como ovelhas e até mesmo damos ordens a Deus sobre como queremos os milagres e como desejamos que Ele aja. Reclamamos do que está ao nosso redor, somos preguiçosos e só agimos quando pressionados, ignorando a voz do nosso Pastor. Precisamos, assim como Davi, abandonar as características da mula e abraçar o chamado de Deus para sermos ovelhas: obedientes à Sua Palavra, ouvindo a Sua voz e sendo guiados por Ele.

 O Senhor é bom em todo tempo, e Ele nos chama. Será que conseguimos ouvir? Pare e reflita sobre a sua vida e veja quais características têm dominado você: as da mula ou as da ovelha. Que possamos escolher ouvir a voz do nosso Pastor e seguir pelo caminho que Ele nos aponta.

Compartilhe em suas redes sociais