Ser cheio do Espírito Santo (parte 2)

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 06/04/2025

Versículos base: 1 Tessalonicenses 5:19

Atos 2:1-4

Jesus prometeu a vinda do Espírito Santo aos apóstolos antes de subir aos céus, e esta promessa se cumpriu no dia de pentecostes, como bem relata a bíblia. Algumas versões bíblicas chegam a mencionar seiscentas vezes o Espírito Santo, tamanha a sua importância em nossas vidas terrenas.

Existe uma promessa de que Jesus voltará para resgatar a sua igreja, mas isso só acontecerá após um grande avivamento sobre toda a terra. Tal avivamento depende do quanto nós buscarmos o Espírito Santo com todo nosso coração e entendimento.

O Espírito Santo é uma pessoa e precisa ser respeitado com tal. Ele é Deus, está em toda parte e não limitado às paredes de um templo. A blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Nossa racionalidade humana nos impede de ter um relacionamento real e verdadeiro com o Espírito Santo.

Como cristãos, temos a missão de prestar bom testemunho, e quem nos capacita e auxilia nisso é o Espírito Santo, pois é ele que nos convence do pecado e nos ajuda a mudar. Todo verdadeiro Cristão é habitado pelo Espírito Santo.

Um relacionamento real e verdadeiro com o Espírito depende de nós, pois Ele está disponível para aquele que o busca. Por isso, precisamos ser submissos e rendidos. Nosso problema é que gastamos mais tempo alimentando a nossa carne, deixando de lado o que realmente importa, que é o alimento do nosso espírito.

O Espírito Santo é provedor da graça.

Cabe a cada um de nós decidirmos o quanto seremos cheios do Espírito, não é algo forçado, pois cada um tem sua própria escala de valores. Submissão ao Espírito Santo é uma autorização que damos ao mundo espiritual.

É preciso ter entendimento de que não seremos livres de problemas e desafios por sermos cheios do Espírito Santo, pelo contrário, o próprio Espírito vai permitir essas provações, já que uma de suas missões é nos levar à maturidade. Sendo assim, precisamos entender: os desertos pelos quais passamos em algumas fases das nossas vidas não são ausência do Espírito Santo. Ele está conosco, nos auxiliando a evoluir e crescer por meio das provações.

Compartilhe em suas redes sociais