Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 19/04/2025
Versículo base: Neemias 4:14
Muitas coisas nos preocupam, especialmente as responsabilidades do dia a dia. Diante disso, qual a postura espiritual que nós, como cristãos, precisamos ter diante dos desafios e dificuldades?
O livro de Neemias é um dos livros da Bíblia que fala sobre liderança fiel e nos mostra sobre o avivamento do povo de Israel após o retorno do exílio babilônico. Este livro nos ensina sobre a verdadeira arte de liderar pessoas e o realinhamento da conduta perante Deus. Neemias era um exemplo de uma correta postura espiritual.
Todos os dias somos tentados e provocados a abandonar esta correta postura, diferentes propostas e situações surgem para que nos desviemos do caminho e recebamos alguma vantagem mundana. Entretanto, manter uma correta postura espiritual não se trata de uma corrida de velocidade, mas de um andar de resistência contínua.
Muitos vivem distraídos com as coisas do mundo e se omitem de guerrear com determinação. O diabo está sempre tentando encontrar um meio de nos derrotar, ele sempre tem uma estratégia. Para podermos triunfar, precisamos seguir os passos bíblicos de quem já venceu estas batalhas, assim como Neemias. Nossa vida só será bem sucedida se mantivermos uma correta postura espiritual.
Graças a sabedoria celestial de Neemias, ele reuniu judeus de boa índole e todos trabalharam na reconstrução da cidade. Todos tinham consciência de que estavam numa batalha. Em nossa vida, devemos segurar em uma mão a espada, na outra uma ferramenta de trabalho; pois estamos sempre em guerra.
Em Neemias 4:14 há uma tríplice ordenança (a base fundamental da correta postura espiritual):
Devemos nos manter firmes em nossos propósitos, apesar das circunstâncias e dos desafios. Devemos viver como pessoas de foco e propósito. José do Egito só se manteve no foco e no amor de Deus, cultivando a sua fé, pois ele tinha uma palavra de Deus liberada sobre a vida dele e acreditou nisso.
Neemias ensinou ao povo de Israel que não deveriam viver com medo do inimigo, mas sempre fortalecidos em Deus. Esta também deve ser a nossa postura. Deus é conosco.