Identidade e propósito – não esqueça quem você é

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 14/06/2025

Versículo Base: Salmo 84:1-12

        Por meio de Sua palavra Deus nos deu uma identidade e propósito, pois somos filhos amados, criados para amar e servir ao próximo. A verdadeira adoração é sair do centro da nossa vida, deixando este lugar para Jesus, obedecendo seus mandamentos, olhando para o lado com amor, enxergando e servindo ao próximo, entendendo que isso também faz parte da identidade do cristão.

       Nosso propósito de vida tem a ver com conhecimento de nossa identidade, entendendo que somos filhos amados e nos tornando intencionalmente o que fomos criados para ser.

       O pecado é uma disfuncionalidade em nossas vidas, haja visto que não fomos criados para isso. Ele tem a função de nos afastar de nosso verdadeiro propósito, além de ser uma arma do inferno para tentar nossas vidas e nos distrair, tirando nosso foco do que realmente importa.

       Fomos criados para ser filhos e herdeiros do Reino de Deus. Este deve ser o nosso foco. Mas quando agimos por conta própria, sem obedecer aos princípios do manual de instruções, a bíblia, nada funciona.

       Para que possamos nos manter fiéis a nossa identidade e propósito, temos que enxergar a nós mesmos diante da palavra de Deus. Eu gosto de quem estou me tornando? Devemos fazer esta pergunta a nós mesmos. É incrível como enxergamos os erros dos outros, mas não os nossos próprios erros.

       Evangelize as pessoas à sua volta e, se for preciso, use palavras. Quando existe amor, pouco se precisa falar. Nossas vidas tem significado quando damos significado a vida de outras pessoas.

       Precisamos destravar nossa identidade para entender nosso propósito. Fomos criados para servir, isso é ser cristão. O verdadeiro significado da vida está em esquecer de nós mesmos e nos envolvermos em algo maior, entendendo que a felicidade está naquilo que fazemos para ajudar outras pessoas. Servir é a verdadeira identidade do cristão. Ser importante na vida de outras pessoas é a melhor definição de sucesso. É tempo de trocar a autoajuda pela ajuda ao próximo.

       Só paramos de crescer quando morremos, mas isso não significa que precisamos ir devagar, nem tão pouco que não existem arestas que não precisam ser lapidadas – não esqueça de quem você é.

       Um dos maiores problemas de nossas vidas, que nos traz muitas dúvidas, é a falta de identidade, que causa uma alma órfã, a qual vive atrás de aprovação. Mas tudo muda quando nos permitimos ser curados.

       Precisamos perguntar a nós mesmos – estou gostando de quem estou me tornando? Descobrir nossas identidades em Deus revelará nosso real valor, pois somos nós quem escolhemos quem seremos e por isso não podemos esquecer que somos filhos escolhidos. José não esqueceu quem era, apesar de tudo que viveu.

       Jesus veio ao mundo para nos lembrar quem somos – Tudo posso Naquele que me fortalece (Filipenses 4:13) – está é a nossa verdadeira identidade. Somos filhos, somos abençoados. Não precisamos da validação de homens, mas de Deus.

       Somos peregrinos aqui na terra, pois nosso destino é o céu. Adorar em espírito e em verdade é nossa verdadeira identidade. Somos filhos amados e Deus nos vê como sua imagem e semelhança, com beleza e potencial, independente das nossas imperfeições.

       Saia do trono e deixe ele para Jesus – seja servo.

Compartilhe em suas redes sociais