Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 06/08/2025
Versículo base: Provérbios 22:6
Provérbios 22, escrito por Salomão, mostra uma reflexão de comportamento e condutas ao ensinar uma pessoa. O rei Salomão fala sobre os valores morais que os adultos devem incutir nas crianças.
Cada versículo, do 1 ao 6, aborda um tema importante:
Apesar de sábio, o conselho do versículo 6 não se trata de uma promessa, mas de uma afirmação. Que através do ensino desses valores, tenhamos uma boa conduta diante de Deus.
Aquele que é fundamentado na Palavra de Deus logo na infância, possui condições de manter uma vida próspera. O exemplo e o testemunho da família serão sempre a maior ferramenta para conduzir a próxima geração na Palavra de Deus. Todo o processo individual familiar conduz a criança a ter um bom testemunho.
Quando não andamos no caminho em que fomos ensinados, corremos o risco de cometer erros que sabemos que não deveríamos. Compete aos pais ensinar seus filhos no caminho do Senhor.
A minha permanência, a minha atitude e o meu testemunho reafirmam o que eu quero ensinar. Não adianta ensinarmos os valores da Palavra de Deus se não vivermos aquilo que ensinamos. Quando falamos de Cristo e O imitamos, a criança assimila, na prática, aquilo que queremos ensiná-la.
Devemos refletir: “Estamos desenvolvendo a nossa vida nos princípios que queremos plantar em nossas crianças?!” (Princípios: Boa reputação, submissão a Deus, prudência, humildade, fugir da perversidade.). Somente com base na verdade, seremos capazes de construir um caráter íntegro.
O plano do Criador é nos separar para um projeto maior que é a vida eterna. Ele nos dá a oportunidade de escolhermos qual caminho queremos seguir. Ser filho de Deus é uma escolha. Ser membro da família de Deus só é possível por meio da graça. Isto é bondade do Senhor, favor imerecido.
Às vezes, temos atitudes contrárias ao que aprendemos e ao que Cristo ensina, não conseguimos acessar os privilégios que Ele nos oferece (Espírito Santo, vida eterna, paz que excede o entendimento, etc). Por isso, devemos sempre nos perguntar: “Será que realmente nasci de novo?”.
Precisamos começar a valorizar o jejum, a oração, a consagração, o devocional. Precisamos ter fome, sede e desejo constante da Presença de Deus. Quando temos o Espírito Santo temos segurança, refúgio e paz.
Quando representamos Jesus na terra, Ele nos representa no céu. A maior distância entre dois mundos é o pecado. É preciso que entendamos que se somos filhos, somos herdeiros. E se somos herdeiros, somos co-herdeiros com Cristo.
É necessário construirmos uma boa reputação nos submetendo a Deus, a fim de vivermos os valores que Ele nos ensina na Palavra. A prudência faz parte do testemunho. Sejamos cheios do Espírito para vivermos o que realmente importa.
Como tem sido o seu relacionamento com Jesus? Qual tem sido o seu testemunho? Qual vida realmente importa para você?